Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Voltarelli, Monique Aparecida | - |
dc.contributor.author | Araújo, Larissa Silva de | - |
dc.identifier.citation | ARAÚJO, Larissa Silva de. Participação infantil : as relações das crianças com docentes nas creches e pré-escolas. 2021. 73 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | A participação infantil é um direito das crianças assegurado pela legislação, assim como
também é uma das formas de ação das crianças em creches e pré-escolas, na qual deve
acontecer negociações entre adultos e crianças, a fim de que se possa conhecer e
considerar seus desejos e pontos de vista, trazendo visibilidade para as crianças na
educação infantil. Este trabalho de cunho qualitativo tem como objetivo geral a análise
de perspectivas dos professores de creches e pré-escolas sobre a participação infantil.
Compreendendo assim como é a relação das crianças com docentes e de que forma essa
dinâmica interfere na participação das crianças. Como instrumento de coleta de dados
foi utilizado um questionário online divulgado em diversas redes sociais para alcance
em várias regiões do Brasil. Conclui-se que os professores precisam de formação
continuada para melhor compreender as infâncias e as crianças, com o intuito de
desconstruir a visão adultocêntrica e considerar as crianças como ativas no processo
pedagógico. Também se torna crucial, que os educadores sejam valorizados em creches
e pré-escolas de forma a possuir autonomia para modificar as rotinas, evitando ações
rígidas e mecânicas, o que tem dificultado a participação das crianças. Pontua-se ainda
que as crianças precisam ser mais ouvidas nas instituições, de forma que suas
perspectivas sejam consideradas nas tomadas de decisões no cotidiano da educação
infantil. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject.keyword | Crianças - adaptação psicológica à creche | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pedagogos - prática profissional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Creches | pt_BR |
dc.title | Participação infantil : as relações das crianças com docentes nas creches e pré-escolas | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-06-29T12:43:20Z | - |
dc.date.available | 2022-06-29T12:43:20Z | - |
dc.date.submitted | 2021-08-16 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/31275 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Child participation is a right of children guaranteed by legislation, as well as being one
of the forms of action of children in day care centers and preschools, in which
negotiations must take place between adults and children, so that they can get to know
and consider their children. Desires and points of view, bringing visibility to children in
early childhood education. This qualitative work has as its general objective the analysis
of the perspectives of daycare and preschool teachers on child participation. Thus,
understanding how the relationship between children and teachers is and how this
dynamic interferes with children's participation. As a data collection instrument, an
online questionnaire published on various social networks was used to reach various
regions of Brazil. It is concluded that teachers need continuing education to better
understand childhoods and children, in order to deconstruct the adult-centric view and
consider children as active in the pedagogical process. It is also crucial that educators
are valued in day care centers and preschools in order to have the autonomy to change
routines, avoiding rigid and mechanical actions, which have hindered children's
participation. It is also pointed out that children need to be heard more in institutions, so
that their perspectives are considered in decision-making in the daily life of early
childhood education. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|