Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Santana, Neemias Gomes | - |
dc.contributor.author | Araújo, Ana Karoline Versiane Soares | - |
dc.identifier.citation | ARAÚJO, Ana Karoline Versiane Soares. Ensino de libras para idosos. 2021. 113 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Língua de Sinais Brasileira - Português como Segunda Língua) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | O ensino de Libras para idosos é um tema pioneiro e essencial no cenário atual, que presencia o envelhecimento populacional crescente, com estereótipos de incapacidade desse público; a real necessidade de propiciar um envelhecimento ativo, com foco na qualidade de vida; e a Libras como língua minoritária, em urgente necessidade de ser aprendida pela sociedade brasileira, com fins de acessibilidade à comunidade surda. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é descrever aspectos inerentes ao processo de aquisição de uma língua adicional na velhice, com vistas na contribuição com o ensino de Libras para idosos. Para isso, além de revisão da literatura, foram realizadas: observação direta intensiva, em forma de relato de experiência de ensino de Libras para idosos na UniSER, e observação direta extensiva, através de questionário, com objetivo principal de verificar hipótese: a prática de Libras influencia no estímulo e manutenção da coordenação motora fina dos idosos. Os resultados mostraram que a metodologia de ensino, exposta no relato de experiência foi eficiente e que a hipótese tende a ser assertiva e verídica, no entanto mais pesquisas também se fazem necessárias. É defendido neste trabalho o uso de abordagem de ensino eclética, a fim de contemplar a heterogeneidade dos alunos. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Idosos - educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Língua brasileira de sinais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Ensino de libras para idosos | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-06-29T12:15:06Z | - |
dc.date.available | 2022-06-29T12:15:06Z | - |
dc.date.submitted | 2021 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/31268 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The teaching of Libras for the elderly is a pioneering and essential theme in the currents cenario, which witnesses the growing population aging, with stereotypes of incapacity for this public; the real need to provide active aging, with a focus on quality of life; and Libras as a minority language, in urgent need of being learned by Braziliansociety, with the aim of making it accessible to the deaf community. In this context, the objective of this paper is to describe aspects inherent to the process of acquiring an additional language in old age, with a view to contributing to the teaching ofLibras for the elderly. For this, in addition to literature review, intensive direct observation was carried out, in the form of an experience report of teaching Libras for the elderly at UniSER, and extensive direct observation, through a questionnaire, with the main objective of verifying the hypothesis: the practice of Libras influences the stimulation and maintenance of fine motor coordination in the elderly. The results showed that the teaching methodology, exposed in the experience report, was efficient and that the hypothesis tends to be assertive and truthful, however more research is also needed. In this work, the use of an eclectic teaching approach is defended, to contemplate the heterogeneity of students. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Letras - Língua de Sinais Brasileira / Português como Segunda Língua
|