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dc.contributor.advisorVoltarelli, Monique Aparecida-
dc.contributor.authorSilva, Gabriel de Souza-
dc.identifier.citationSILVA, Gabriel de Souza. Educar e resistir : a transição da educação infantil para o ensino fundamental à luz da teoria foucaultiana. 2021. 83 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2021.pt_BR
dc.description.abstractA infância é uma construção social, sujeita ao poder por parte da sociedade adulta em relação aos seus processos educativos. Tendo isso em vista, o objetivo central deste trabalho foi o de analisar os processos de transição de crianças da Educação Infantil para o Ensino Fundamental a partir das experiências docentes; ademais, relacioná-los com as teorias do poder disciplinar de Foucault. Utilizou-se da revisão bibliográfica para desenvolvimento dos capítulos teóricos, assim como a análise de questionário aplicado com professores e professoras da Educação Básica, visando compreender como suas práticas docentes influenciam em tal processo. Percebe-se que as metodologias de poder disciplinar ainda se encontram nas relações entre crianças e adultos dentro das instituições educativas, por mais que ressignificadas. A pesquisa permitiu verificar uma tendência a repensar as práticas educativas para a infância, que devem contemplar as múltiplas expressões das crianças e trazer a sua potência de resistência aos mecanismos de poder.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEducação infantilpt_BR
dc.subject.keywordEnsino fundamentalpt_BR
dc.subject.keywordFoucault, Michel, 1926-1984pt_BR
dc.subject.keywordInfânciapt_BR
dc.subject.keywordCrianças - formaçãopt_BR
dc.titleEducar e resistir : a transição da educação infantil para o ensino fundamental à luz da teoria foucaultianapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2022-06-28T14:11:33Z-
dc.date.available2022-06-28T14:11:33Z-
dc.date.submitted2021-10-04-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/31255-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The childhood is a social construct, layed under the power of adult society in their educational processes. With this in mind, the main objective of this work was to analyze the transition processes of children from the Early Childhood Education to Elementary School based on teaching experiences; moreover, to relate them to Foucault's theories of disciplinary power. The bibliographical review was used to develop the theoretical chapters, as well as the application and analysis of a survey with Basic Education teachers, understanding how their teaching practices influence this process. It is noticed that the methods of disciplinary power are still found in the relationships between children and adults within educational institutions, even though they were resignified. The research verifies a tendency to rethink the educational practices for childhood, which should consider the multiple expressions of children and highlight their power to resist the mechanisms of power.pt_BR
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