Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Voltarelli, Monique Aparecida | - |
dc.contributor.author | Silva, Gabriel de Souza | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Gabriel de Souza. Educar e resistir : a transição da educação infantil para o ensino fundamental à luz da teoria foucaultiana. 2021. 83 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | A infância é uma construção social, sujeita ao poder por parte da sociedade adulta em
relação aos seus processos educativos. Tendo isso em vista, o objetivo central deste
trabalho foi o de analisar os processos de transição de crianças da Educação Infantil
para o Ensino Fundamental a partir das experiências docentes; ademais, relacioná-los
com as teorias do poder disciplinar de Foucault. Utilizou-se da revisão bibliográfica
para desenvolvimento dos capítulos teóricos, assim como a análise de questionário
aplicado com professores e professoras da Educação Básica, visando compreender
como suas práticas docentes influenciam em tal processo. Percebe-se que as
metodologias de poder disciplinar ainda se encontram nas relações entre crianças e
adultos dentro das instituições educativas, por mais que ressignificadas. A pesquisa
permitiu verificar uma tendência a repensar as práticas educativas para a infância, que
devem contemplar as múltiplas expressões das crianças e trazer a sua potência de
resistência aos mecanismos de poder. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject.keyword | Foucault, Michel, 1926-1984 | pt_BR |
dc.subject.keyword | Infância | pt_BR |
dc.subject.keyword | Crianças - formação | pt_BR |
dc.title | Educar e resistir : a transição da educação infantil para o ensino fundamental à luz da teoria foucaultiana | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-06-28T14:11:33Z | - |
dc.date.available | 2022-06-28T14:11:33Z | - |
dc.date.submitted | 2021-10-04 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/31255 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The childhood is a social construct, layed under the power of adult society in their
educational processes. With this in mind, the main objective of this work was to analyze
the transition processes of children from the Early Childhood Education to Elementary
School based on teaching experiences; moreover, to relate them to Foucault's theories of
disciplinary power. The bibliographical review was used to develop the theoretical
chapters, as well as the application and analysis of a survey with Basic Education
teachers, understanding how their teaching practices influence this process. It is noticed
that the methods of disciplinary power are still found in the relationships between
children and adults within educational institutions, even though they were resignified.
The research verifies a tendency to rethink the educational practices for childhood,
which should consider the multiple expressions of children and highlight their power to
resist the mechanisms of power. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|