Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/31250
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_AnnaLauraDiasNascimento_tcc.pdf1,03 MBAdobe PDFver/abrir
Título: O contexto administrativo-pedagógico de uma escola pública do DF em tempos de pandemia da covid-19
Autor(es): Nascimento, Anna Laura Dias
Orientador(es): Dantas, Otília Maria Alves da Nóbrega Alberto
Assunto: Distrito Federal (DF) - educação
Covid-19
Ensino remoto
Pandemia
Data de apresentação: 1-Dez-2021
Data de publicação: 28-Jun-2022
Referência: NASCIMENTO, Anna Laura Dias. O contexto administrativo-pedagógico de uma escola pública do DF em tempos de pandemia da covid-19. 2021. 64 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: No contexto atual em que vivemos se faz necessário repensar a educação. A pandemia do Coronavírus, iniciada em 2020, provocou na sociedade, em particular na escola, mudanças profundas quanto a organização do trabalho administrativo-pedagógico dos processos de ensinar e aprender mediados pelo uso das TICs. Assim questiona-se: Comoa escola tem se configurado para dar continuidade aos processos de ensinar e aprender frentea Pandemia da COVID-19? Como a escola lidou com os problemas advindos durante a pandemia e quais soluções os educadores encontraram para suplantar tais dificuldades? A pesquisa teve como objetivo geral desvelar a realidade atual da escola, frente a Pandemia da COVID-19, concernente a organização do trabalho administrativo-pedagógico dos processos de ensinar e aprender mediados pelo ensino remoto. A pesquisa, de cunho qualitativo, fundamentou-se em Martins (2017), Laville e Dionne (2008). O lócus da pesquisa foi uma escola pública do Distrito Federal e a coleta de dados ocorreu durante a pandemia por meio de observações de aulas e aplicação de questionários ao coordenador pedagógico, diretor da escola, professor e responsável pelo aluno. A fundamentação teórica foi baseada em Larrosa (2017), Mosé (2014), dentre outros. Os resultados apontam que há impactos positivos e negativos no ensino remoto. Também verifica se que as iniciativas de gestão, consolidadas nos documentos, e as pesquisas realizadas durante a pandemia estão auxiliando os professores a lidarem adequadamente com o ensino remoto, bem como, a se prepararem para o retorno das aulas presenciais.
Abstract: In the current context in which we live, it is necessary to rethink education. The Coronavirus pandemic, which started in 2020, has provoked in the society, particularly in the school, deep changes regarding the organization of the administrative-pedagogical work of teaching and learning processes mediated by the use of TICs. Thus, the question is: How has the school configured itself to give continuity to the teaching and learning processes facing the Pandemic of COVID-19? How has the school dealt with the problems that arose during the pandemic and what solutions did the educators find to overcome these difficulties? The research had as a general objective to unveil the current reality of the school, facing the Pandemic of COVID-19, concerning the organization of the administrative-pedagogical work of the teaching and learning processes mediated by remote teaching. The research, qualitative in nature, was based on Martins (2017), Laville and Dionne (2008). The locus of the research was a public school in the Federal District and data collection occurred during the pandemic through observations of classes and application of questionnaires to the pedagogical coordinator, school headmaster, teacher and responsible for the student. The theoretical foundation was based on Larrosa (2017), Mosé (2014), among others. The results point out that there are positive and negative impacts on remote teaching. It is also verified that the management initiatives, consolidated in the documents, and the research carried out during the pandemic are helping teachers to adequately deal with remote teaching, as well as, to prepare for the return of face-to-face classes.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.