Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Garcia, Renísia Cristina | - |
dc.contributor.author | Castro, Almir Lopes de | - |
dc.identifier.citation | CASTRO, Almir Lopes de. Ensino de história e políticas públicas: interfaces necessárias entre a educação de jovens e adultos e relações raciais. 2011. 104 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011. | en |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2011. | en |
dc.description.abstract | O presente trabalho de conclusão de curso analisa a implementação do artigo 26-A da Lei Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBEN no universo da Educação de Jovens e Adultos – EJA. A construção do referencial teórico se deu por meio da exposição do histórico das políticas públicas para a educação, notadamente no que diz respeito aos negros e à educação de jovens e adultos e pela abordagem da relação entre o ensino de História e a cultura de sala de aula. Partindo-se do pressuposto da existência de práticas discriminatórias nos ambientes escolares, foi realizada uma pesquisa participante em uma escola pública da Educação de Jovens e Adultos do Distrito Federal. Para tal, os dados foram coletados por meio da técnica de grupo focal, além de ter sido realizada análise documental e aplicação de questionários com gestores, professores e alunos. Os elementos deste estudo conseguiram evidenciar a falta de ações de gestores e professores da escola na percepção das singularidades que envolvem homens e mulheres negro(as), maioria no ambiente da EJA. A ausência de conteúdos que exploram raça e gênero na disciplina de História, num ambiente considerado vulnerável e que é regido por políticas públicas que se alvoram considerar as singularidades dos sujeitos da EJA evidenciou a fragilidade dessa política ao não considerar a Educação para as Relações Étnicorraciais. Como forma de promoção da cidadania, cabe à disciplina História o papel de estabelecer relações entre as questões de raça e gênero e as desigualdades sociais, de forma a explicitar as relações de poder existentes na sociedade e que condicionam as práticas discriminatórias que habitam o ambiente escolar. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Políticas educacionais | en |
dc.subject.keyword | Negros - educação | en |
dc.subject.keyword | Educação de Jovens e Adultos (EJA) | en |
dc.subject.keyword | Igualdade na educação | en |
dc.subject.keyword | História - estudo e ensino | en |
dc.title | Ensino de história e políticas públicas : interfaces necessárias entre a educação de jovens e adultos e relações raciais | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | en |
dc.date.accessioned | 2012-03-15T19:30:43Z | - |
dc.date.available | 2012-03-15T19:30:43Z | - |
dc.date.issued | 2012-03-15T19:30:43Z | - |
dc.date.submitted | 2011-12-19 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/3118 | - |
dc.language.iso | Português | en |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
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