Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/31187
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_FernandoLimaMadeira_tcc.pdf1,05 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Aplicação prática de criptografia de curvas elípticas (ECC)
Autor(es): Madeira, Fernando Lima
Orientador(es): Canedo, Edna Dias
Assunto: Chave pública
Segurança
Criptografia de dados (Computação)
Curvas elípticas
Data de apresentação: 18-Out-2021
Data de publicação: 24-Jun-2022
Referência: MADEIRA, Fernando Lima. Aplicação prática de criptografia de curvas elípticas (ECC). 2021. 59 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Computação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: A informação tem se tornado cada vez mais valiosa para a sociedade. A segurança envolvida deve evoluir-se ao longo do tempo sob pena de não proteger mais e deixar vulnerável os agentes envolvidos. A criptografia é uma ferramenta essencial para buscar tal segurança. Como existem muitas técnicas pretende-se mostrar a aplicação da técnica de Criptografia de Curvas Elípticas (ECC) em um exercício de cifragem de dados, um exemplo de situação prática em segurança da informação. A metodologia usada é o levantamento associado a um estudo de caso. A técnica da criptografia RSA, considerada como mais popular e conhecida, é aplicada e comparada com a aplicação de ECC. A linguagem R foi o ambiente usado para as implementações. Conceitos matemáticos de aritmética e álgebra foram essenciais para atingir os objetivos. Os resultados mostram que a grande vantagem da ECC sobre a RSA é a maior complexidade para gerar chaves e para cifrar. A análise assintótica dos algoritmos foi usada para mostrar esse resultado. Conclui-se que a ECC tem complexidade maior e, desse modo, fornece maior segurança que RSA tomando como base uma chave do mesmo tamanho.
Abstract: Information has become increasingly valuable to society. The security involved must evolve over time, otherwise it will no longer protect and leave the agents involved vulnerable. Encryption is an essential tool to pursue such security. As there are many techniques, it is intended to show the application of the Elliptic Curve Cryptography (ECC) technique in a data encryption exercise, an example of a practical situation in information security. The methodology used is the survey associated with a case study. The RSA encryption technique, considered to be the most popular and known, is applied and compared with the application of ECC. The R language was the environment used for the implementations. Mathematical concepts of arithmetic and algebra were essential to achieve the goals. The results show that the great advantage of ECC over RSA is the greatercomplexitytogeneratekeysandtoencrypt. Asymptoticanalysisofthealgorithms was used to show this result. It is concluded that ECC has greater complexity and thus provides greater security than RSA based on a key of the same size.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Computação



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.