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Título: Elaboração da LDB (1948-1961) : a luta da tradição escolanovista pela defesa da escola pública
Autor(es): Souza, Pedro Zeus Lustosa de
Orientador(es): Iamashita, Léa Maria Carrer
Assunto: Educação - história
Ensino público
Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB)
Ensino privado
Data de apresentação: 10-Mai-2022
Data de publicação: 24-Jun-2022
Referência: SOUZA, Pedro Zeus Lustosa de. Elaboração da LDB (1948-1961) : a luta da tradição escolanovista pela defesa da escola pública. 2022. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Os meados do século XX no Brasil foi marcado pela expansão da urbanização e industrialização. Após o fim da II Guerra Mundial, durante o governo Dutra, no Segundo Governo Vargas, nos governos de Juscelino Kubitschek e de João Goulart, a ideologia desenvolvimentista foi predominante na política brasileira. Questionava-se como inserir o país na modernidade e alcançar a democracia liberal industrializada. No âmbito da redemocratização pós-Estado Novo, o debate sobre a reestruturação da educação nacional em bases democráticas e desenvolvimentistas se concentrou em dois projetos: o da Escola Pública, universal, laica e gratuita, defendida pelos educadores liberais ou renovadores; e o da educação pela Iniciativa Privada, defendida pelas instituições de ensino privadas e pela Igreja Católica. O trabalho se propôs a entender como se deu essa disputa por meio da análise da historiografia sobre o tema, dos debates legislativos e da repercussão na imprensa. Particularmente, buscou compreender como a tradição escolonovista se mobilizou nas disputas político-pedagógicas durante a tramitação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1948-1961).
Abstract: The mid-twentieth century in Brazil was marked by the expansion of urbanization and industrialization. After the end of World War II, during the Dutra government, in the Second Vargas government, in the governments of Juscelino Kubitschek and João Goulart, the developmental ideology was predominant in Brazilian politics. The question was how to insert the country into modernity and achieve industrialized liberal democracy. In the context of post-Estado Novo redemocratization, the debate on the restructuring of national education on democratic and developmental bases focused on two projects: the Public School, universal, secular and free, defended by liberal or renovating educators; and education through the Private Initiative, defended by private educational institutions and the Catholic Church. The work aimed to understand how this dispute took place through the analysis of the historiography on the subject, the legislative debates and the repercussion in the press. Particularly, it sought to understand how the escolonovista tradition was mobilized in the political-pedagogical disputes during the processing of the Law of Directives and Bases of National Education (1948-1961).
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2022.
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