Título: | Elaboração da LDB (1948-1961) : a luta da tradição escolanovista pela defesa da escola pública |
Autor(es): | Souza, Pedro Zeus Lustosa de |
Orientador(es): | Iamashita, Léa Maria Carrer |
Assunto: | Educação - história Ensino público Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) Ensino privado |
Data de apresentação: | 10-Mai-2022 |
Data de publicação: | 24-Jun-2022 |
Referência: | SOUZA, Pedro Zeus Lustosa de. Elaboração da LDB (1948-1961) : a luta da tradição escolanovista pela defesa da escola pública. 2022. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. |
Resumo: | Os meados do século XX no Brasil foi marcado pela expansão da urbanização e
industrialização. Após o fim da II Guerra Mundial, durante o governo Dutra, no Segundo
Governo Vargas, nos governos de Juscelino Kubitschek e de João Goulart, a ideologia
desenvolvimentista foi predominante na política brasileira. Questionava-se como inserir
o país na modernidade e alcançar a democracia liberal industrializada. No âmbito da
redemocratização pós-Estado Novo, o debate sobre a reestruturação da educação nacional
em bases democráticas e desenvolvimentistas se concentrou em dois projetos: o da Escola
Pública, universal, laica e gratuita, defendida pelos educadores liberais ou renovadores; e
o da educação pela Iniciativa Privada, defendida pelas instituições de ensino privadas e
pela Igreja Católica. O trabalho se propôs a entender como se deu essa disputa por meio
da análise da historiografia sobre o tema, dos debates legislativos e da repercussão na
imprensa. Particularmente, buscou compreender como a tradição escolonovista se
mobilizou nas disputas político-pedagógicas durante a tramitação da Lei de Diretrizes e
Bases da Educação Nacional (1948-1961). |
Abstract: | The mid-twentieth century in Brazil was marked by the expansion of urbanization
and industrialization. After the end of World War II, during the Dutra government, in the
Second Vargas government, in the governments of Juscelino Kubitschek and João
Goulart, the developmental ideology was predominant in Brazilian politics. The question
was how to insert the country into modernity and achieve industrialized liberal
democracy. In the context of post-Estado Novo redemocratization, the debate on the
restructuring of national education on democratic and developmental bases focused on
two projects: the Public School, universal, secular and free, defended by liberal or
renovating educators; and education through the Private Initiative, defended by private
educational institutions and the Catholic Church. The work aimed to understand how this
dispute took place through the analysis of the historiography on the subject, the legislative
debates and the repercussion in the press. Particularly, it sought to understand how the
escolonovista tradition was mobilized in the political-pedagogical disputes during the
processing of the Law of Directives and Bases of National Education (1948-1961). |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2022. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | História
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.