Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/31185
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_PedroZeusLustosaDeSouza_tcc.pdf879,42 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorIamashita, Léa Maria Carrer-
dc.contributor.authorSouza, Pedro Zeus Lustosa de-
dc.identifier.citationSOUZA, Pedro Zeus Lustosa de. Elaboração da LDB (1948-1961) : a luta da tradição escolanovista pela defesa da escola pública. 2022. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2022.pt_BR
dc.description.abstractOs meados do século XX no Brasil foi marcado pela expansão da urbanização e industrialização. Após o fim da II Guerra Mundial, durante o governo Dutra, no Segundo Governo Vargas, nos governos de Juscelino Kubitschek e de João Goulart, a ideologia desenvolvimentista foi predominante na política brasileira. Questionava-se como inserir o país na modernidade e alcançar a democracia liberal industrializada. No âmbito da redemocratização pós-Estado Novo, o debate sobre a reestruturação da educação nacional em bases democráticas e desenvolvimentistas se concentrou em dois projetos: o da Escola Pública, universal, laica e gratuita, defendida pelos educadores liberais ou renovadores; e o da educação pela Iniciativa Privada, defendida pelas instituições de ensino privadas e pela Igreja Católica. O trabalho se propôs a entender como se deu essa disputa por meio da análise da historiografia sobre o tema, dos debates legislativos e da repercussão na imprensa. Particularmente, buscou compreender como a tradição escolonovista se mobilizou nas disputas político-pedagógicas durante a tramitação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1948-1961).pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEducação - históriapt_BR
dc.subject.keywordEnsino públicopt_BR
dc.subject.keywordLei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB)pt_BR
dc.subject.keywordEnsino privadopt_BR
dc.titleElaboração da LDB (1948-1961) : a luta da tradição escolanovista pela defesa da escola públicapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2022-06-24T14:01:03Z-
dc.date.available2022-06-24T14:01:03Z-
dc.date.submitted2022-05-10-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/31185-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The mid-twentieth century in Brazil was marked by the expansion of urbanization and industrialization. After the end of World War II, during the Dutra government, in the Second Vargas government, in the governments of Juscelino Kubitschek and João Goulart, the developmental ideology was predominant in Brazilian politics. The question was how to insert the country into modernity and achieve industrialized liberal democracy. In the context of post-Estado Novo redemocratization, the debate on the restructuring of national education on democratic and developmental bases focused on two projects: the Public School, universal, secular and free, defended by liberal or renovating educators; and education through the Private Initiative, defended by private educational institutions and the Catholic Church. The work aimed to understand how this dispute took place through the analysis of the historiography on the subject, the legislative debates and the repercussion in the press. Particularly, it sought to understand how the escolonovista tradition was mobilized in the political-pedagogical disputes during the processing of the Law of Directives and Bases of National Education (1948-1961).pt_BR
Aparece na Coleção:História



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.