Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/31171
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_ArturBrandaoDeSouza_tcc.pdf927,46 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Uma solução em névoa via objetos inteligentes para lidar com a heterogeneidade dos dados em um ambiente residencial
Autor(es): Souza, Artur Henrique Brandão de
Orientador(es): Rocha Filho, Geraldo Pereira
Assunto: Computação em nuvem
Comunicação integrada
Interoperabilidade
Data de apresentação: 20-Mai-2021
Data de publicação: 23-Jun-2022
Referência: SOUZA, Artur H. Brandão de. Uma solução em névoa via objetos inteligentes para lidar com a heterogeneidade dos dados em um ambiente residencial. 2021. ix, 20 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciência da Computação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Com o avanço tecnológico desenfreado, o crescimento da quantidade de dispositivos e, consequentemente, da superabundância de dados é surpreendente. Tendo em vista o contexto de uma casa inteligente, para manter um controle sobre ambiente é necessário ter um grupo de dispositivos inteligentes que gerarão dados constantemente para que sejam formulados relatórios sobre o meio inserido. Devido a essa demanda, foram desenvolvidas uma série de soluções com o intuito de suprir a carência de poder de armazenamento e processamento de alguns desses equipamentos. Com isso, este trabalho propõe o HOST – uma solução que trata dos problemas da heterogeneidade de dados e da interoperabilidade de objetos inteligentes no contexto de uma casa inteligente. O HOST foi modelado com o intuito de compor um conjunto de objetos inteligentes para formar uma infraestrutura computacional em névoa. Para disseminar as informações heterogêneas, implementou-se um módulo de comunicação Publish/Subscribe que permite abstrair os detalhes de comunicação entre os objetos. Uma avaliação de desempenho foi realizada para validar o HOST. Os resultados mostram evidências de eficiência (i) nos recursos computacionais dos dispositivos; e (ii) na infraestrutura de comunicação. Ainda, o HOST proporciona escalabilidade no que diz respeito a quantidade de dispositivos atuando simultaneamente, além de demonstrar estar hábil a funcionar com diferentes tipos de dispositivos.
Abstract: With the fast and unstoppable technological development, the amount of available technological devices and their produced data is overwhelming. Analyzing the context of a smart home, having a diverse group of intelligent devices generating constant reports of its environment information is needed to control the house properly. Due to this demand, many possible solutions were developed in the literature to assess the need for processing power and storage capacity. This work proposes HOST – a solution that addresses the problems of data heterogeneity and the interoperability of smart objects in the context of a smart home. HOST was modeled to compose a set of intelligent objects to form a computational infrastructure in fog. To disseminate heterogeneous information, a Publish/Subscribe communication module was implemented to abstract the details of communication between objects. A performance evaluation was carried out to validate HOST. The results show evidence of efficiency (i) in the computational resources of the devices; and (ii) in the communication infrastructure. Also, HOST provides scalability about the numberof devices actingsimultaneouslyanddemonstrates itsabilitytowork withdifferent types of devices.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciência da Computação



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.