Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/3116
Título: | A qualidade da educação em três instituições de ensino médio da rede particular do Distrito Federal |
Autor(es): | Maia, Danielle Leite |
Orientador(es): | Queiroz, Norma Lucia Neris de |
Assunto: | Qualidade (Educação) Escolas particulares Ensino médio Brasília (DF) - educação |
Data de apresentação: | 21-Dez-2011 |
Data de publicação: | 15-Mar-2012 |
Referência: | MAIA, Danielle Leite. A qualidade da educação em três instituições de ensino médio da rede particular do Distrito Federal. 2011. 146 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011. |
Resumo: | Este trabalho teve como objetivo geral investigar que parâmetros estão sendo privilegiados em três instituições de ensino da rede particular do Distrito Federal para caracterizá-las como instituições de qualidade por meio de um grupo de quinze participantes, sendo seis professores, três gestores (coordenadores pedagógicos) e três alunos do 3º ano do ensino médio. Foram definidos como objetivos específicos: analisar as propostas pedagógicas das instituições de ensino participantes deste estudo; identificar a concepção de educação de qualidade dos participantes; identificar a tendência pedagógica predominante nas propostas pedagógicas das instituições de ensino participantes deste estudo e que tipo de educando elas desejam formar; identificar como ocorre a preparação para a continuidade dos estudos dos alunos nas avaliações externas (PAS, ENEM e vestibular tradicional) nas instituições de ensino participantes; identificar como as instituições participantes conseguem atingir seus resultados nas avaliações externas(vestibular tradicional, PAS, ENEM); identificar a função da escola na concepção dos profissionais e dos alunos participantes deste estudo. Para que tais objetivos fossem alcançados, organizamos o referencial teórico tomando como base as orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (2000), a legislação acerca da educação vigente e as contribuições de alguns autores que estudam temas e conceitos que nos permitiram compreender melhor o que é educação? O que é educação de qualidade? E a as tendências pedagógicas presentes no ensino médio nas últimas décadas. A metodologia de pesquisa escolhida foi a de cunho qualitativo numa abordagem exploratória, utilizando como instrumentos de coleta de dados: a entrevista semi-estruturada com os participantes e a análise documental dos Projetos Políticos Pedagógicos das instituições. Os resultados demonstraram que: a) a educação de qualidade das instituições, para os participantes, está relacionada, ainda, às condições que as instituições oferecem aos alunos, como a estrutura física e pedagógica e o êxito nas avaliações externas; b) entre as tendências que mais se destacaram no discurso dos participantes e na analise dos PPP das instituições, foi principalmente a pedagogia crítico-social dos conteúdos; c) verificamos que as instituições estudadas investem fortemente na preparação dos alunos para as avaliações externas, talvez isso explique os altos resultados no ingresso dos alunos na universidade pública do Distrito Federal; d) em relação à função da escola, os participantes destacaram características previstas nos PCNEM (2000) e na LDB (9394/96). Concluímos que as instituições participantes seguem o que as leis vigentes exigem e tem uma educação com muito investimento nas avaliações externas, projetos de pesquisa, boa estrutura física e pedagógica e alguns projetos de responsabilidade social e ambiental. E que os parâmetros de qualidade estão atendendo ao que os profissionais das instituições acreditam ser o correto, ou seja, o treinamento dos alunos para ingressarem no ensino superior. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2011. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons