Resumo: | O Iluminado (EUA, 1980) de Stanley Kubrick é um das obras de terror mais
prestigiadas pelo público desde sua estreia mundial, não somente por ser uma
adaptação do romance de mesmo nome do escritor Stephen King, autor também das
obras: It: A coisa e Carrie, ambas obras já cinematografadas, mas também pela
influência de Kubrick no cinema, no caso, o famoso diretor já produziu obras icônicas
como Laranja Mecânica (A Clockwork Orange, EUA, 1971) e 2001 - Uma Odisseia
no Espaço (2001: A Space Odyssey, EUA, 1968).
Diante disso, a partir de O Iluminado, em particular, é possível vincular à obra sua
excêntrica relação com a atividade turística já que todos os anos, turistas do mundo
inteiro vão de encontro ao hotel que foi cenário de referência para a obra literária de
King, o The Stanley Hotel, no Colorado (EUA) e também ao principal cenário
externo, localizado nas montanhas rochosas do Oregon (EUA), o hotel Timberline
Lodge.
Nesta perspectiva, é importante destacar o conceito de adaptação que, para
Hutcheon (2006), uma obra adaptada não expressa necessariamente uma igualdade ao
projeto de base mas sim um objeto manipulável no qual pode-se alterar ou até mesmo
abordar de múltiplas perspectivas e modos. Tal fato pode ser discorrido pois o próprio
King não se contentou com a produção de Kubrick, indagando uma falta de coerência
com o romance publicado na década de 1970.
O Turismo Cinematográfico ou Cineturismo, para Hudson & Ritchie (2006),
compreende um segmento turístico no qual consiste na motivação gerada pela viagem
a destinos/atrativos turísticos que já serviram de palco para grandes obras
audiovisuais, como filmes e séries, por exemplo. Beeton (2006) ainda complementa
que é possível vivenciar o Cineturismo a partir de, pelo menos, duas formas
principais, podendo ser “on-location” (em locais reais onde cenas específicas foram
filmadas) e “off-location” (no caso de atividades em atrações turísticas que foram
construídas exclusivamente para esse fim, como parques temáticos)”. O presente
trabalho, portanto, tem o propósito de relacionar a obra audiovisual O Iluminado de
Kubrick e seu impacto no Turismo Cinematográfico levando em conta o gênero de
terror do filme, além de investigar as motivações do turista que busca por vivências
imersivas e diferenciadas dentro da macabricidade atrelada.
Aplicou-se para a referida discussão as metodologias quali-quantitativa e pesquisa
exploratória junto às técnicas de consulta bibliográfica, documental e de questionário
para a fundamentação do diálogo. A referência bibliográfica utilizada foi, em suma,
Ignarra (2001), Hudson & Ritchie (2006), Beeton (2006), Macionis (2004), (2009),
Gastal e Moesch (2007), Gomes (1980), Pereira (2020), Mello (2021), entre outros. |