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dc.contributor.advisorPalhares, Carolina Menezes-
dc.contributor.authorSiqueira, João Vítor Alves Cabral-
dc.identifier.citationSIQUEIRA, João Vítor Alves Cabral. O iluminado: um estudo de caso sobre a relação entre o gênero terror e o segmento de turismo cinematográfico. 2022. 217 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Turismo) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2022.pt_BR
dc.description.abstractO Iluminado (EUA, 1980) de Stanley Kubrick é um das obras de terror mais prestigiadas pelo público desde sua estreia mundial, não somente por ser uma adaptação do romance de mesmo nome do escritor Stephen King, autor também das obras: It: A coisa e Carrie, ambas obras já cinematografadas, mas também pela influência de Kubrick no cinema, no caso, o famoso diretor já produziu obras icônicas como Laranja Mecânica (A Clockwork Orange, EUA, 1971) e 2001 - Uma Odisseia no Espaço (2001: A Space Odyssey, EUA, 1968). Diante disso, a partir de O Iluminado, em particular, é possível vincular à obra sua excêntrica relação com a atividade turística já que todos os anos, turistas do mundo inteiro vão de encontro ao hotel que foi cenário de referência para a obra literária de King, o The Stanley Hotel, no Colorado (EUA) e também ao principal cenário externo, localizado nas montanhas rochosas do Oregon (EUA), o hotel Timberline Lodge. Nesta perspectiva, é importante destacar o conceito de adaptação que, para Hutcheon (2006), uma obra adaptada não expressa necessariamente uma igualdade ao projeto de base mas sim um objeto manipulável no qual pode-se alterar ou até mesmo abordar de múltiplas perspectivas e modos. Tal fato pode ser discorrido pois o próprio King não se contentou com a produção de Kubrick, indagando uma falta de coerência com o romance publicado na década de 1970. O Turismo Cinematográfico ou Cineturismo, para Hudson & Ritchie (2006), compreende um segmento turístico no qual consiste na motivação gerada pela viagem a destinos/atrativos turísticos que já serviram de palco para grandes obras audiovisuais, como filmes e séries, por exemplo. Beeton (2006) ainda complementa que é possível vivenciar o Cineturismo a partir de, pelo menos, duas formas principais, podendo ser “on-location” (em locais reais onde cenas específicas foram filmadas) e “off-location” (no caso de atividades em atrações turísticas que foram construídas exclusivamente para esse fim, como parques temáticos)”. O presente trabalho, portanto, tem o propósito de relacionar a obra audiovisual O Iluminado de Kubrick e seu impacto no Turismo Cinematográfico levando em conta o gênero de terror do filme, além de investigar as motivações do turista que busca por vivências imersivas e diferenciadas dentro da macabricidade atrelada. Aplicou-se para a referida discussão as metodologias quali-quantitativa e pesquisa exploratória junto às técnicas de consulta bibliográfica, documental e de questionário para a fundamentação do diálogo. A referência bibliográfica utilizada foi, em suma, Ignarra (2001), Hudson & Ritchie (2006), Beeton (2006), Macionis (2004), (2009), Gastal e Moesch (2007), Gomes (1980), Pereira (2020), Mello (2021), entre outros.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordFilmes de terrorpt_BR
dc.subject.keywordCineturismopt_BR
dc.subject.keywordTurismo cinematográficopt_BR
dc.titleO iluminado : um estudo de caso sobre a relação entre o gênero terror e o segmento de turismo cinematográficopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2022-06-21T11:26:59Z-
dc.date.available2022-06-21T11:26:59Z-
dc.date.submitted2022-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/31079-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
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