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Título: Pensando interseccionalidade e violência no romance Monday's Not Coming de Tiffany D. Jackson
Autor(es): Luso, Barbara Rezende
Orientador(es): Hamilton, Norma Diana
Assunto: Escritoras
Literatura americana
Análise literária
Negros - representações
Data de apresentação: Out-2021
Data de publicação: 20-Jun-2022
Referência: LUSO, Barbara Rezende. Pensando interseccionalidade e violência no romance Monday's Not Coming de Tiffany D. Jackson. 2021. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Letras Inglês) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: O presente trabalho busca dar visibilidade a autoria feminina negra de língua inglesa, que possui características únicas, através da análise do romance Monday’s Not Coming da escritora Afro-Americana Tiffany D. Jackson. Analisamos a forma como a violência contra mulheres negras é representada na obra e ainda como a autora representa os processos de construção de identidade de resistência de jovens mulheres negras. Para tal, utilizamos os conceitos desenvolvidos por Crenshaw (1989, 1991), Patricia Hill Collins (2000, 2013), Vilma Piedade (2017), entre outros teóricos que oferecem a fundamentação teórica necessária para a análise desenvolvida neste trabalho. O método escolhido para essa análise é o close reading. Concluímos que a importância de se trazer essa obra para o contexto brasileiro é a representação de mulheres negras como protagonistas, que ela oferece para a população negra, especialmente meninas negras, e também a visibilidade trazida para a dura realidade enfrentada por algumas crianças e adolescentes racializados ao redor do país.
Abstract: The present work aims to give visibility to the Black female authorship, which has unique characteristics, produced in the English language. Our analysis focuses onthe novel Monday’s Not Coming by African-American author Tiffany D. Jackson. We analyze the way violence against Black women is represented in the novel andhow the author represents the process of construction of resistance identities in young Black women. For such, we use the conceptions developed by Crenshaw (1989, 1991), Patricia Hill Collins (2000, 2013), Vilma Piedade (2017) and others, that offered the needed theoretical basis for the analysis developed in this work. The chosen method for the analysis is close reading. We conclude that the importance of bringing this novel to the Brazilian context is the representation of Black women as protagonists that it offers to the Black population, especially to Black girls, andthe visibility brought to the tough reality some children and teenagers go through around the country.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literatura, 2021.
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