Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/31062
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_EvellynNycoleAraujoGalvao_tcc.pdf822,38 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorHamilton, Norma Diana-
dc.contributor.authorGalvão, Evellyn Nycole Araújo-
dc.identifier.citationGALVÃO, Evellyn Nycole Araújo. Abordagem de ensino evidenciada no livro didático Enjoy It kids 1 para crianças de 3 e 4 anos de idade. 2021. 53 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Inglês) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, 2021.pt_BR
dc.description.abstractEste estudo se concentra na observação da abordagem de ensino evidenciada no livro didático Enjoy It Kids 1, utilizado em uma escola particular do Distrito Federal, tendo sua 2ª publicação em 2016 pela editora Standfor. O nosso objetivo geral é refletir sobre as diferentes abordagens utilizadas historicamente no ensino-aprendizagem de língua inglesa. Para então, identificar no qual abordagem é evidenciada no livro supracitado. Os nossos objetivos específicos envolvem: a)analisar e compreender as atividades propostas no livro didático, encontrando métodos e técnicas prevalentes; b) verificar quais as habilidades das crianças o livro busca extrair e desenvolver no processo de ensino-aprendizagem de língua inglesa; para poder, então, c)identificara abordagem de ensino proposta pelo livro. Os estudos teóricos desta pesquisa foram baseados em autores, como Harmer (2007), Brown (2007), Almeida Filho (2001), Larsen-Freeman (2000),Martins-Cestaro (1999), Dongo-Montoya (2004), Mello (2004) entre outros, que tratam sobre as teorias de ensino-aprendizagem. Apresentamos também os trabalhos teóricos de Antunes (2008), Dongo-Montoya (2004) e Mello (2004),cujas perspectivas são baseadas nos estudos de Piaget e Vygotsky, em relação ao desenvolvimento e aprendizagem das crianças. A metodologia desta pesquisa é a qualitativa interpretativista, uma vez que, oferece a oportunidade de leitura e análise de detalhes apresentados no livro didático estudado. Ao aprofundar os estudos, encontramos abordagem de ensino apontada: a comunicativa; o livro busca uma concentração no desenvolvimento das habilidades de escuta e fala das crianças na aprendizagem de inglês; os métodos e as técnicas de ensino encontradas no livro incluem visualizar imagens, ouvir histórias, cantar músicas, praticar jogos, colar adesivos, observar títulos, entre outros. Ao completar os estudos sobre o livro didático, percebemos que a abordagem, as técnicas e métodos apresentados são adequados para o ensino de língua inglesa para crianças nessa faixa etária.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordLivros didáticospt_BR
dc.subject.keywordLíngua inglesa - estudo e ensinopt_BR
dc.titleAbordagem de ensino evidenciada no livro didático Enjoy It kids 1 para crianças de 3 e 4 anos de idadept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2022-06-20T14:52:58Z-
dc.date.available2022-06-20T14:52:58Z-
dc.date.submitted2021-05-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/31062-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This study focuses on the observation of the most evidenced approach in Enjoy It Kids1, it is used in a private school in Brasília-DF, its 2nd publication occurred in 2016 by the Stanford publisher. Our general goal is reflecting on the different approaches used historically in teaching and learning of the English language. Then, identify which approach is evidenced in the aforementioned book.Our specific goals involve: a) analyzing and understanding the activities proposed in the textbook, finding prevalent methods and techniques; b) to verify the children's abilities the book seeks to extract and develop in the teaching-learning process of the English language; then to be able to c) identify the teaching approach proposed by the book. The theoretical studies of this research are based on authors, such as: Harmer (2007), Brown (2007), Almeida Filho (2001), Larsen-Freeman (2000), Martins-Cestaro (1999), Dongo-Montoya (2004), Mello (2004) and so on, they show us teaching-learning theories.We also present the theoretical works carried out by Antunes (2008), Dongo-Montoya (2004) and Mello (2004), whose perspectives are based on the studies of Piaget and Vygotsky, in relation to the development and learning of children.The methodology of this studyis interpretive and qualitative; as long as it offers the opportunity of reading and analyzing the details demonstrated in the textbook.In deep studies, we find the communicative approach; the textbookfocusesonthe skills of listening and speaking for children, who are 3 and 4 years old; The methods and techniques included in the book are: toanalyze images, to tell stories, to sing songs, to play games, to cast stickers and to observe titles. As we completed the studies on the book, we realizedthat the approach, as well as, the techniques and methods presented are appropriate for teaching English language to children at this age range.pt_BR
Aparece na Coleção:Letras - Inglês



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.