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Título: Educação cidadã pelos caminhos da qualificação em turismo
Autor(es): Palhano Neto, Manoel de Sousa
Orientador(es): Moesch, Marutschka Martini
Assunto: Política Nacional de Qualificação em Turismo – (PNQT)
Ministério do Turismo
Profissional do turismo
Data de apresentação: 2021
Data de publicação: 20-Jun-2022
Referência: PALHANO NETO, Manoel de Sousa. Educação cidadã pelos caminhos da qualificação em turismo. 2021. 125 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Turismo) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: A presente monografia é resultado da análise documental das políticas públicas de qualificação em Turismo, propostas pelo Ministério do Turismo - MTUR, entre os anos de 2014-2020. Tem como problematização analisar os limites e as possibilidades das políticas de qualificação profissional do Ministério do Turismo - MTUR como possibilitadoras da inclusão social por uma educação cidadã. Tendo como objetivo geral o de analisar os limites e possibilidades de uma política pública em qualificação no turismo como instrumento de inclusão social pela educação cidadã. Na trilha desta investigação foi utilizada a pesquisa qualitativa descritiva, com metodologias de análise documental e uso de categorias para o desvelamento das evidências, com uso da análise documental de Cellard (2008), sendo os documentos investigados as Diretrizes para a Qualificação e Certificação no Turismo (MTUR/UnB/CET/CDS/FE, 2014), a Pesquisa Avaliativa dos Arranjos Territoriais Possibilitadores da Qualificação do Turismo que fundamentou a Política Nacional de Qualificação Em Turismo (MTUR/UnB/CET, 2018). Os mesmos documentos foram interpretados pelas categorias analíticas de políticas públicas, qualificação profissional, educação cidadã, e inclusão social. Pode-se observar no conteúdo dos documentos analisados que a proposta de educação elencada em seu bojo expressa os pressupostos de uma educação cidadã, com um olhar para o trabalhador como parte integrante do processo de ensino/aprendizagem. Constituindo-se em uma ferramenta possibilitadora de inclusão social, se executada em toda sua concepção de politica pública para o fim que foi criada.
Abstract: This monograph is the result of a document analysis of public policies for qualification in Tourism, proposed by the Ministry of Tourism - MTUR, between 2014 and 2020. Its problematization is to analyze the limits and possibilities of the professional qualification policies of the Ministry of Tourism - MTUR as it enables social inclusion through citizen education. The general objective is to analyze the limits and possibilities of a public policy on qualification in tourism as an instrument of social inclusion through citizen education. Throughout the path of this investigation, descriptive qualitative research was used, with methodologies of document analysis and the use of categories to unveil evidence using the document analysis of Cellard (2008), and the documents investigated were the Guidelines for Qualification and Certification in Tourism (MTUR/UnB/CET/CDS/FE, 2014), the Evaluative Survey of Territorial Arrangements Enabling Tourism Qualification that founded the National Qualification Policy in Tourism (MTUR/UnB/CET, 2018). The same documents were interpreted by the analytical categories of public policies, professional qualification, citizen education, and social inclusion. It can be seen in the content of the analyzed documents that the education proposal listed in its core expresses the assumptions of a citizen education, with a view to the worker as an integral part of the teaching/learning process. Constituting itself in an enabling tool for social inclusion, if executed in all its conception of public policy for the purpose it was created.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2021.
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