Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/31039
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_HelioVieiraPrado_tcc.pdf415,97 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O que estimula a prática contínua da natação?
Autor(es): Prado, Hélio Vieira
Orientador(es): Santos, Karini Borges dos
Assunto: Natação
Exercícios físicos
Data de apresentação: 2-Mai-2022
Data de publicação: 20-Jun-2022
Referência: PRADO, Hélio Vieira. O que estimula a prática contínua da natação?. 2022. 35 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: A natação se mostra como uma prática que serve para diversos fins, seja ela saúde, estética, lazer, competições, condicionamento físico e para aprender a nadar. O presente trabalho tem a pretensão de reconhecer e analisar quais são os principais motivos que levam a motivação e a desmotivação na prática esportiva da natação. Para tanto foi realizado um questionário online com adolescentes e obteve-se 55 respostas. Os resultados apontam que família, saúde, aprender a nadar e vontade de fazer um esporte são grandes influenciadores para a prática. A maioria dos participantes relataram que não praticavam mais a modalidade e os principais motivos apontados para o abandono da mesma foram a necessidade de focar nos estudos, falta de tempo e em função da pandemia do Covid-19. Já os motivos primordiais apresentados para aqueles que pretendiam voltar a praticar, foram para manter a saúde e por lazer. Esse estudo contribui com um melhor entendimento sobre os motivos que levam adolescente a praticar a natação e o que o faz desistir dela, afim de subsidiar estratégias para cativar novos alunos e estimular e reter aqueles que já a realizam.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Educação Física



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.