Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/31017
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_LucasSilvaBeserraDeOliveira_tcc.pdf606,6 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise e categorização da divulgação científica em podcasts
Autor(es): Oliveira, Lucas Silva Beserra de
Orientador(es): Cavalcanti, Eduardo Luiz Dias
Assunto: Ciência
Comunicação científica
Tecnologia na educação
Podcast
Data de apresentação: 5-Nov-2021
Data de publicação: 15-Jun-2022
Referência: OLIVEIRA, Lucas Silva Beserra de. Análise e categorização da divulgação científica em podcasts. 2021. 34 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Química) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Este trabalho tem por objetivo analisar e categorizar podcasts de cunho científico, para estudar como ocorre a divulgação científica nestes, e, ao fim, vermos em quantas e quais categorias eles se encaixam. Foram selecionados três podcasts de cunho científico diferentes, com dois episódios cada, totalizando seis episódios. Com a seleção, classificamos e categorizamos em diferentes aspectos, como “apelo inicial”, “interlocução direta com o ouvinte”, “presença de humor”, dentre outras. Categorizando os episódios, foi possível perceber que o apelo inicial é presente em todos, sendo fator importante para angariar a atenção do ouvinte. Contudo, quando observamos a categoria de uso de humor, essa apareceu somente em dois episódios, sendo a categoria que menos ocorre. Com isso, conseguimos ver o quão diverso é a produção de podcasts que divulgam ciência e a sua contribuição direta para a sociedade em tempos onde grupos anticiência emergem, apenas para prejudicar a todos. Com essa diversidade, vemos que, para se fazer divulgação científica, não há uma maneira única, tendo como objetivo estreitar a distância entre os cientistas e a sociedade (BESERRA, 2017). Assim, poderemos perceber que a divulgação científica é essencial para que haja uma relação mais próxima e de confiança um com o outro.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Química



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.