Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/31017
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_LucasSilvaBeserraDeOliveira_tcc.pdf606,6 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorCavalcanti, Eduardo Luiz Dias-
dc.contributor.authorOliveira, Lucas Silva Beserra de-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Lucas Silva Beserra de. Análise e categorização da divulgação científica em podcasts. 2021. 34 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Química) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2021.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem por objetivo analisar e categorizar podcasts de cunho científico, para estudar como ocorre a divulgação científica nestes, e, ao fim, vermos em quantas e quais categorias eles se encaixam. Foram selecionados três podcasts de cunho científico diferentes, com dois episódios cada, totalizando seis episódios. Com a seleção, classificamos e categorizamos em diferentes aspectos, como “apelo inicial”, “interlocução direta com o ouvinte”, “presença de humor”, dentre outras. Categorizando os episódios, foi possível perceber que o apelo inicial é presente em todos, sendo fator importante para angariar a atenção do ouvinte. Contudo, quando observamos a categoria de uso de humor, essa apareceu somente em dois episódios, sendo a categoria que menos ocorre. Com isso, conseguimos ver o quão diverso é a produção de podcasts que divulgam ciência e a sua contribuição direta para a sociedade em tempos onde grupos anticiência emergem, apenas para prejudicar a todos. Com essa diversidade, vemos que, para se fazer divulgação científica, não há uma maneira única, tendo como objetivo estreitar a distância entre os cientistas e a sociedade (BESERRA, 2017). Assim, poderemos perceber que a divulgação científica é essencial para que haja uma relação mais próxima e de confiança um com o outro.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordCiênciapt_BR
dc.subject.keywordComunicação científicapt_BR
dc.subject.keywordTecnologia na educaçãopt_BR
dc.subject.keywordPodcastpt_BR
dc.titleAnálise e categorização da divulgação científica em podcastspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2022-06-15T21:53:48Z-
dc.date.available2022-06-15T21:53:48Z-
dc.date.submitted2021-11-05-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/31017-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
Aparece na Coleção:Química



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.