Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/30999
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_GabrielBarbosaCabral_tcc.pdf644,56 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Teatro e escolarização : agenciamento de saberes para além dos palcos e muros da escola
Autor(es): Cabral, Gabriel Barbosa
Orientador(es): Mundim, Tiago
Assunto: Teatro - educação
Educação - Distrito Federal
Data de apresentação: Mai-2022
Data de publicação: 14-Jun-2022
Referência: CABRAL, Gabriel Barbosa. Teatro e escolarização: agenciamento de saberes para além dos palcos e muros da escola. 2022. 57 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Artes Cênicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O presente trabalho tece relações sobre o ensino do Teatro no processo de escolarização da educação básica brasileira, apresentando a prática teatral como um espaço significativo para o agenciamento de múltiplos saberes nos discentes. Podendo tais saberes mobilizar competências necessárias à vida destes seres. Diante disso, são apresentados recortes a respeito da relação histórica entre o Teatro e a Educação, assim como o amparo legal para seu ensino e prática nas escolas contemporâneas em solo brasileiro. A pedagogia teatral é apresentada como aliada ao processo de abordagem metodológica do ensino de Teatro, contemplando suas diversas áreas de conhecimentos e possibilidades estéticas. Com a tentativa de explicitar os mecanismos, desafios e avanços do ensino do Teatro nas escolas do Distrito Federal (DF), depoimentos concedidos por Arte-educadores impulsionam tal recorte.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Artes Cênicas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.