Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/30996
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_RafaelDaSilvaLemos_tcc.pdf557,34 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O desenvolvimento motor de escoteiros de 7 a 11 anos e possíveis diálogos com a escola
Autor(es): Lemos, Rafael da Silva
Orientador(es): Behmoiras, Daniel Cantanhede
Assunto: Capacidade motora nas crianças
Movimento Escoteiro
Escotismo
Crianças - desenvolvimento
Data de apresentação: 11-Mai-2022
Data de publicação: 14-Jun-2022
Referência: LEMOS, Rafael da Silva. O desenvolvimento motor de escoteiros de 7 a 11 anos e possíveis diálogos com a escola. 2022. 47 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Como um ambiente educacional, o Escotismo acredita que toda nova geração de jovens pode trazer respostas ainda não descobertas para jornada de vida com um propósito e um senso de igual liberdade e dignidade, de conviver em harmonia com os outros e com a natureza, e de ajudar em um pensamento maior – construir um mundo melhor. O Movimento Escoteiro também entende que é objetivo da educação despertar potenciais, desenvolver indivíduos e formar cidadãos ativos. Para que todo o desenvolvimento do Escotismo ocorra, é fundamental a participação de adultos voluntários comprometidos com todo o processo, onde atuam de forma que a criança, adolescente e jovem esteja em pleno crescimento de acordo com o seu estágio de crescimento e desenvolvimento psicomotor. Por conta disso, este estudo teve por objetivo avaliar perfil motor de crianças entre 7 e 11 anos de idade de ambos os sexos que participam do Movimento Escoteiro como educação não-formal a mais de dois anos, e compará-lo com crianças da mesma idade cronológica, que estão ativas no Escotismo há menos de um ano. Participaram do estudo 12 crianças do Grupo Escoteiro Caio Martins 06/DF da cidade de Brasília – DF, onde 6 eram ativas no Escotismo há mais de 2 anos e outras 6 eram novos com menos de um ano de participação nas atividades escoteiras. Para avaliar o grau de desenvolvimento motor de cada criança no estudo, foi utilizada a Escala de Desenvolvimento Motor. Os dados de cada criança foram coletados, comparados entre os dois grupos, e assim, com a obtenção dos resultados, foi analisado o desenvolvimento motor de cada indivíduo, onde mostrou que os experientes (com mais de dois anos de Escotismo) possuem médias superiores quando comparado com os escoteiros iniciantes (com menos de um ano de Escotismo). Verificou-se a relação e contribuição do Movimento Escoteiro com a educação recebida da escola e desenvolvendo nas crianças e jovens a capacidade do exercício da autonomia e da superação de suas limitações, onde há a busca de seu desenvolvimento integral como indivíduo.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Educação Física



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.