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Título: Práticas corporais nas aulas de Educação Física e sua contribuição para a socialização e inclusão de crianças autistas no contexto escolar : uma revisão bibliográfica
Autor(es): Nogueira, Geovanna Callazans
Orientador(es): Almeida, Dulce Maria Filgueira de
Assunto: Educação física escolar
Autismo - educação especial
Inclusão escolar
Exercícios físicos para crianças
Data de apresentação: 11-Mai-2022
Data de publicação: 14-Jun-2022
Referência: NOGUEIRA, Geovanna Callazans. Práticas corporais nas aulas de Educação Física e sua contribuição para a socialização e inclusão de crianças autistas no contexto escolar: uma revisão bibliográfica. 2022. 29 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: A educação inclusiva é um debate relativamente recente no Brasil. Passou por muitas lutas, mudanças e discussões que abrissem caminho para que crianças com deficiência pudessem usufruir dos seus direitos e obter uma educação de qualidade. O presente estudo tem como objetivo analisar, de acordo com a literatura científica, quais são as práticas corporais que permitem a inclusão de crianças com TEA na escola.. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de nível exploratório, tendo como elemento de busca apenas os artigos, sendo esta realizada no Portal de Periódicos da Capes, com base nos seguintes descritores: “autismo”, “inclusão”, “educação física”, “educação especial”, conectadas pelos operadores boleanos “and” e “or”. Dessa forma foram selecionados inicialmente 25 artigos, que após a verificação do ano de publicação, bem como da leitura dos títulos e resumos, passaram a constituir uma amostra de 10 artigos, visto que 15 não atendiam os critérios de inclusão da pesquisa. O critério de exclusão foi determinado pelo período da produção científica, que deveria corresponder aos últimos 10 anos, a fim de considerar referências mais atuais. Os estudos indicam que há um conjunto entre formação especializada, empenho das famílias, e de estrutura nas escolas para a inclusão efetiva da criança com TEA no meio escolar.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2022.
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