Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/30995
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_GeovannaCalazansNogueira_tcc.pdf958,27 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorAlmeida, Dulce Maria Filgueira de-
dc.contributor.authorNogueira, Geovanna Callazans-
dc.identifier.citationNOGUEIRA, Geovanna Callazans. Práticas corporais nas aulas de Educação Física e sua contribuição para a socialização e inclusão de crianças autistas no contexto escolar: uma revisão bibliográfica. 2022. 29 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2022.pt_BR
dc.description.abstractA educação inclusiva é um debate relativamente recente no Brasil. Passou por muitas lutas, mudanças e discussões que abrissem caminho para que crianças com deficiência pudessem usufruir dos seus direitos e obter uma educação de qualidade. O presente estudo tem como objetivo analisar, de acordo com a literatura científica, quais são as práticas corporais que permitem a inclusão de crianças com TEA na escola.. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de nível exploratório, tendo como elemento de busca apenas os artigos, sendo esta realizada no Portal de Periódicos da Capes, com base nos seguintes descritores: “autismo”, “inclusão”, “educação física”, “educação especial”, conectadas pelos operadores boleanos “and” e “or”. Dessa forma foram selecionados inicialmente 25 artigos, que após a verificação do ano de publicação, bem como da leitura dos títulos e resumos, passaram a constituir uma amostra de 10 artigos, visto que 15 não atendiam os critérios de inclusão da pesquisa. O critério de exclusão foi determinado pelo período da produção científica, que deveria corresponder aos últimos 10 anos, a fim de considerar referências mais atuais. Os estudos indicam que há um conjunto entre formação especializada, empenho das famílias, e de estrutura nas escolas para a inclusão efetiva da criança com TEA no meio escolar.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEducação física escolarpt_BR
dc.subject.keywordAutismo - educação especialpt_BR
dc.subject.keywordInclusão escolarpt_BR
dc.subject.keywordExercícios físicos para criançaspt_BR
dc.titlePráticas corporais nas aulas de Educação Física e sua contribuição para a socialização e inclusão de crianças autistas no contexto escolar : uma revisão bibliográficapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2022-06-14T14:39:25Z-
dc.date.available2022-06-14T14:39:25Z-
dc.date.submitted2022-05-11-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/30995-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
Aparece na Coleção:Educação Física



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.