Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/30994
Título: | Dança vista como colaboradora no desenvolvimento biopsicossocial na perspectiva de professores na educação infantil |
Autor(es): | Nunes, Rafaela de Medeiros |
Orientador(es): | Dullius, Jane |
Assunto: | Crianças - desenvolvimento Dança na educação Educação física Educação de crianças |
Data de apresentação: | 12-Mai-2022 |
Data de publicação: | 14-Jun-2022 |
Referência: | NUNES, Rafaela de Medeiros. Dança vista como colaboradora no desenvolvimento biopsicossocial na perspectiva de professores na educação infantil. 2022. 41 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. |
Resumo: | O presente estudo aborda o ensino da dança no contexto escolar de estudantes da Educação Infantil e visa, avaliar através da percepção dos professores o valor da dança como fator colaborativo no desenvolvimento biopsicossocial no processo de ensino e aprendizagem de crianças na educação infantil. Está pesquisa apresentará de forma contextualizada processo histórico, conceitos e bases teóricas acerca da Dança e da Educação Infantil, para justificar e aprofundar sua contribuição ao desenvolvimento biopsicossocial e o processo de ensino e aprendizagem infantil, e a reflexão sobre a atuação do professor nesta etapa e sua formação de modo a proporcionar a vivência a prática educacional da dança e também meios de ampliar a bagagem de conhecimentos desses discentes quanto à prática da dança. O tema desse estudo se deu através da reflexão sobre como a dança contribui de forma positiva ao desenvolvimento das habilidades físicas, motoras, cognitivas e sociais dos estudantes, como forma de prevenir uma carência dessas habilidades tão quanto de seu desenvolvimento integral no futuro. Como fim de obtenção de respostas mediante ao tema, foi desenvolvido um questionário estruturado qualitativo, respondido de forma consentida e participativa por 30 professoras atuantes na Educação Infantil pela Secretaria de Educação do Distrito Federal. A análise de dados identificou contribuições da dança para o desenvolvimento biopsicossocial de alunos na educação infantil através da perspectiva dos professores participantes. Concluindo-se então que o estudo da dança como prática pedagógica se faz fundamental e contribui em grandes formas para processo de ensino e aprendizagem e construção de conhecimentos de escolares da educação infantil. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2022. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Educação Física
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.