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Título: Dança vista como colaboradora no desenvolvimento biopsicossocial na perspectiva de professores na educação infantil
Autor(es): Nunes, Rafaela de Medeiros
Orientador(es): Dullius, Jane
Assunto: Crianças - desenvolvimento
Dança na educação
Educação física
Educação de crianças
Data de apresentação: 12-Mai-2022
Data de publicação: 14-Jun-2022
Referência: NUNES, Rafaela de Medeiros. Dança vista como colaboradora no desenvolvimento biopsicossocial na perspectiva de professores na educação infantil. 2022. 41 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O presente estudo aborda o ensino da dança no contexto escolar de estudantes da Educação Infantil e visa, avaliar através da percepção dos professores o valor da dança como fator colaborativo no desenvolvimento biopsicossocial no processo de ensino e aprendizagem de crianças na educação infantil. Está pesquisa apresentará de forma contextualizada processo histórico, conceitos e bases teóricas acerca da Dança e da Educação Infantil, para justificar e aprofundar sua contribuição ao desenvolvimento biopsicossocial e o processo de ensino e aprendizagem infantil, e a reflexão sobre a atuação do professor nesta etapa e sua formação de modo a proporcionar a vivência a prática educacional da dança e também meios de ampliar a bagagem de conhecimentos desses discentes quanto à prática da dança. O tema desse estudo se deu através da reflexão sobre como a dança contribui de forma positiva ao desenvolvimento das habilidades físicas, motoras, cognitivas e sociais dos estudantes, como forma de prevenir uma carência dessas habilidades tão quanto de seu desenvolvimento integral no futuro. Como fim de obtenção de respostas mediante ao tema, foi desenvolvido um questionário estruturado qualitativo, respondido de forma consentida e participativa por 30 professoras atuantes na Educação Infantil pela Secretaria de Educação do Distrito Federal. A análise de dados identificou contribuições da dança para o desenvolvimento biopsicossocial de alunos na educação infantil através da perspectiva dos professores participantes. Concluindo-se então que o estudo da dança como prática pedagógica se faz fundamental e contribui em grandes formas para processo de ensino e aprendizagem e construção de conhecimentos de escolares da educação infantil.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2022.
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