Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/30986
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_MarcusViniciusVieiraMendonca_tcc.pdf659,49 kBAdobe PDFver/abrir
Título: As repercussões da pandemia da Covid-19 na média de clientes em academias de ginástica de Brasília
Autor(es): Mendonça, Marcus Vinícius Vieira
Orientador(es): Azevêdo, Paulo Henrique
Assunto: Covid-19
Pandemia
Academias de ginástica
Data de apresentação: 6-Mai-2022
Data de publicação: 14-Jun-2022
Referência: MENDONÇA, Marcus Vinícius Vieira. As repercussões da pandemia da Covid-19 na média de clientes em academias de ginástica de Brasília. 2022. 28 f. il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: A pesquisa analisou as repercussões da Pandemia do Covid-19 no quantitativo de clientes em academias de ginástica do Distrito Federal. O objetivo foi analisar como o setor está em comparação aos períodos em que houve paralisação do funcionamento presencial entre 2020 e 2021, o que levou a uma redução drástica na captação de recursos e elevaram custos empresariais. Foi uma pesquisa exploratória com objetivo de avaliar os efeitos do encerramento temporária do comércio em academias de Brasília. O presente estudo apresenta a abordagem de uma pesquisa com análises qualitativa e quantitativa e para as técnicas de coleta de dados foram utilizadas: entrevistas semiestruturadas, análise documental e uso de formulários de pesquisa. Os resultados apontaram que os efeitos iniciais da pandemia foram devastadores para o comércio, em especial para as academias de ginástica, entretanto, a vacinação em massa junto às medidas sanitárias deram o fôlego e confiança necessárias para a retomada desta área de maneira otimista. Notou-se que das empresas sobreviventes à crise, 30% indicaram que o pior já passou, 23% relataram se sentirem confiantes com as novas oportunidades, 38% afirmaram que os desafios provocaram mudanças valiosas e somente 7% apresentou dificuldades em se manter à nova realidade. É recomendado que outros estudos sejam realizados em âmbito geral e/ou nacional para melhor verificação das consequências de curto, médio e longo prazo na sobrevivência deste setor no mercado.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Educação Física



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.