Título: | A hermenêutica do mito na paideia grega : sobre a aproximação entre educação e mitologia |
Autor(es): | Queiroz, Amanda Barbosa |
Orientador(es): | Fernandes, Marcos Aurélio |
Assunto: | Mitologia grega Educação Educação - filosofia Educação - estudo e ensino |
Data de apresentação: | 2022 |
Data de publicação: | 14-Jun-2022 |
Referência: | QUEIROZ, Amanda Barbosa. A hermenêutica do mito na paideia grega : sobre a aproximação entre educação e mitologia. 2022. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Filosofia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. |
Resumo: | A partir da análise da mitologia grega e a consequência de todo o caráter reflexivo e filosófico
do mito, o trabalho a seguir se propõe a evidenciar a importante contribuição cultural, social,
filosófica e educacional do mito na Grécia Antiga e de uma forma adaptada ao presente,
resgatar principalmente o aspecto pedagógico do estudo dos mitos gregos. A interpretação
mitológica pode ser usada como uma forma alternativa para o entendimento de questões
filosóficas, bem como apresentar o contexto de um período antigo na Grécia. A reflexão sobre
os critérios de definição comuns do mito é pensada como ponto de partida principal para a
viabilização desta pesquisa acadêmica. O significado popular (no sentido não acadêmico) do
mito é algo que retrata uma história fantasiosa e alheia a realidade. A conotação da palavra
mito não dever ser reduzida a uma posição negativa, ou seja, de falsidade. O mito grego é
uma consequência, ou melhor, é o que dá seguimento a uma tradição clássica grega, aquela
que vem antes da escrita e é considerada um dos pilares da paidéia grega, a poesia e
oralidade. Desta forma, o mito carrega consigo uma série de instruções e reflexões acerca da
vida humana, sua relação com o divino e sobre a própria natureza humana, ou seja, uma
variedade de símbolos e mensagens sobre a jornada do ser humano que não deve ser reduzida
a uma percepção meramente fantasiosa. Usando como base a filosofia e a mitologia, que
marcam de forma significativa o processo de desenvolvimento do pensamento ocidental, este
texto tem como objetivo propor uma metodologia de ensino filosófico através da mitologia
grega com a intenção de um melhor aproveitamento do processo reflexivo a partir da
pedagogia do mito. |
Abstract: | From the analysis of Greek mythology and the consequence of all the reflective and
philosophical character of myth, the following work proposes to highlight the important
cultural, social, philosophical and educational contribution of myth in Ancient Greece and in a
way adapted to the present, to rescue mainly the pedagogical aspect of the study of Greek
myths. Mythological interpretation can be used as an alternative way to understand
philosophical issues, as well as to present the context of an ancient period in Greece.
Reflection on the common definition criteria of myth is thought to be the main starting point
for making this academic research possible. The popular (in the non-academic sense) meaning
of myth is something that depicts a fanciful and unrealistic story. The connotation of the word
myth should not be reduced to a negative position, that is, of falsehood. Greek myth is a
consequence, or rather, it is what gives continuity to a classical Greek tradition, the one that
comes before writing and is considered one of the pillars of the Greek paidéia, poetry and
orality. In this way, myth carries with it a series of instructions and reflections about human
life, its relationship with the divine, and about human nature itself, that is, a variety of
symbols and messages about the journey of the human being that should not be reduced to a
merely fanciful perception. Using philosophy and mythology as a basis, which significantly
mark the development process of Western thought, this text aims to propose a methodology
for philosophical teaching through Greek mythology with the intention of a better use of the
reflective process from the pedagogy of myth. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Filosofia, 2022. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Filosofia - Graduação
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.