Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Wiggers, Ingrid Dittrich | - |
dc.contributor.author | Nunes, Anielly Luiza Silveira | - |
dc.identifier.citation | NUNES, Anielly Luiza Silveira. Da ponta do lápis à ponta do pé: desenhos infantis e imagem corporal. 2022. 55 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | O conhecimento do corpo é uma informação aprendida dia após dia, é uma aprendizagem que tem como particularidade a construção de uma imagem corporal, essa que se apresenta como um fenômeno multifacetado, envolvendo aspectos mentais, sociais e culturais. A figuração do próprio corpo em nossas mentes se constrói e se reconstrói diariamente ao longo da vida, a partir da interação do sujeito com o outro e com o mundo. Dessa forma, a sua elaboração se dá através das experiencias sociocorporais adquiridas por meio das práticas corporais na infância, que se mostram necessárias para o aprimoramento da imagem corporal. O presente estudo tem como delineamento uma pesquisa documental, com abordagem qualitativa, que buscou interpretar a representação corporal por meio de desenhos infantis confeccionados por crianças de Brasília entre 6 e 11 anos. Foram selecionadas 2 pesquisas realizadas com crianças, empreendidas pelo Imagem - Grupo de Pesquisa sobre Corpo e Educação. Para analisar e compreender as percepções de imagem corporal em crianças, foram selecionados os desenhos que representam a figura humana por meio de autorretratos. A análise desses documentos evidencia que fatores como a mídia e contexto sociocultural são capazes de influenciar ou até distorcer a representação da imagem corporal das crianças. A análise sensível e em conjunto desses documentos evidenciou que o desenho infantil é capaz de captar as formas mais puras da expressão infantil. Por meio do desenho, a criança representa suas visões de mundo, demandas que lhe causam inquietude e não há limites para a imaginação, as crianças podem ser o que quiserem e como quiserem. Tendo em vista a relação entre a imagem corporal e a representação de figura humana por meio dos desenhos infantis, faz-se necessário sensibilizar os nossos olhares para perceber a completude de significações representadas nos desenhos de autorretratos. Assim como o corpo, os desenhos da figura humana são marcados por culturas e histórias, trazendo uma extensão da linguagem corporal. Além disso, o professor de educação física assume papel de grande importância no processo de elaboração da autoimagem ao oportunizar vivências corporais aos pequenos. Uma vez que com uma autoimagem que se aprimora a cada dia, a criança está propícia à plenitude de seu desenvolvimento humano, tornando-se capaz de se valorizar e de acreditar em suas potencialidades e competências. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Desenho infantil | pt_BR |
dc.subject.keyword | Imagem corporal em crianças | pt_BR |
dc.subject.keyword | Crianças - escrita | pt_BR |
dc.title | Da ponta do lápis à ponta do pé : desenhos infantis e imagem corporal | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-06-13T15:43:40Z | - |
dc.date.available | 2022-06-13T15:43:40Z | - |
dc.date.submitted | 2022-04-28 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/30927 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Knowledge of the body is information learned day after day, it is a learning that has as a particularity the construction of a body image, which presents itself as a multifaceted phenomenon, involving mental, social and cultural aspects. The figuration of the body itself in our minds is built and reconstructed daily throughout life, based on the subject's interaction with the other and with the world. In this way, its elaboration takes place through the socio-corporal experiences acquired through body practices in childhood, which are necessary for the improvement of body image. The present study has as its design a documentary research, with a qualitative approach, which sought to interpret the body representation through children's drawings made by children in Brasília between 6 and 11 years old. Two surveys carried out with children, undertaken by Imagem - Research Group on Body and Education, were selected. To analyze and understand the perceptions of body image in children, drawings that represent the human figure through self-portraits were selected. The analysis of these documents shows that factors such as the media and sociocultural context are capable of influencing or even distorting the representation of children's body image. The sensitive analysis of these documents together showed that children's drawing is capable of capturing the purest forms of children's expression. Through drawing, children represent their views of the world, demands that cause them restlessness and there are no limits to imagination, children can be whatever they want and however they want. Bearing in mind the relationship between the body image and the representation of the human figure through children's drawings, it is necessary to sensitize our eyes to perceive the completeness of meanings represented in the drawings of self-portraits. Just like the body, the drawings of the human figure are marked by cultures and stories, bringing an extension of body language. In addition, the physical education teacher assumes a very important role in the process of elaborating the self-image by providing the little ones with body experiences. Since with a self-image that improves every day, the child is conducive to the fullness of their human development, becoming capable of valuing themselves and believing in their potential and competences. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Educação Física
|