Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/30925
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_RannahSantosBraga_tcc.pdf2,52 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A curva do rio : uma poética pedagógica fluindo das noções de terreiro às possibilidades docentes nas artes da cena
Autor(es): Braga, Rannáh Santos
Orientador(es): Veloso, Jorge das Graças
Assunto: Umbanda
Educação
Arte-educação
Data de apresentação: 4-Nov-2021
Data de publicação: 13-Jun-2022
Referência: BRAGA, Rannáh Santos. A curva do rio: uma poética pedagógica fluindo das noções de terreiro às possibilidades docentes nas artes da cena. 2021. 52 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Artes Cênicas) —Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: O presente escrito tem como objetivo relatar processos artísticos na perspectiva docente guiada pelas concepções epistemológicas decoloniais, pautadas nas noções de terreiro pelo viés umbandista. Nas artes da cena, percorrem os saberes etnocenológicos do ser em cena pela cosmoperspectiva da espetacularidade do cotidiano, a fim de compreender as possibilidades das práticas docentes através da revisitação de memórias afetivas da infância e das historicidades brasileiras. Tem como fundamento a integração do corpo com a natureza e o refazimento da concepção de educação pela perspectiva ancestral. Nas considerações finais, a arte do inacabamento se torna objeto de pesquisa, agenciando estratégias de manifestações pautadas na liberdade da escrita livre e criativa.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Artes Cênicas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.