Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/3091
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_ReginaCeliaAvilhaMendonca.pdf1,35 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A aprendizagem do aluno com deficiência intelectual e a prática pedagógica em questão
Autor(es): Mendonça, Regina Celia Avilha
Orientador(es): Caixeta, Juliana Eugênia
Assunto: Deficientes mentais - educação
Data de apresentação: 16-Abr-2011
Data de publicação: 12-Mar-2012
Referência: MENDONÇA, Regina Celia Avilha. A aprendizagem do aluno com deficiência intelectual e a prática pedagógica em questão. 2011. 67 f., il. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011.
Resumo: O presente estudo tem como enfoque principal relacionar as dificuldades apresentadas por duas crianças com deficiência intelectual e as práticas pedagógicas utilizadas no processo de aprendizagem das habilidades numéricas e das duas operações matemáticas (adição e subtração), ministradas no Ensino Fundamental. A finalidade é descrever (se utilizando do método qualitativo) as práticas pedagógicas adotadas, a fim de compreender os desafios enfrentados, no cotidiano escolar, ante uma proposta inclusiva. No decorrer da pesquisa, constatou-se que os alunos, submetidos a um acompanhamento pedagógico planejado a partir da específica realidade de cada um, conseguiram se interessar mais pelos conteúdos ministrados em sala de aula. As medidas adotadas propiciaram vários benefícios, dentre os quais podemos destacar o desenvolvimento da auto-estima e aperfeiçoamento da capacidade de se relacionar com colegas e professores. Percebeu-se, ainda, que os alunos mostraram-se progressivamente independentes e estimulados. Os resultados favoráveis decorreram do elevado comprometimento que cada membro da equipe escolar destinou a idéia.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, Curso de Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar.
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons