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dc.contributor.advisorCaixeta, Juliana Eugênia-
dc.contributor.authorMendonça, Regina Celia Avilha-
dc.identifier.citationMENDONÇA, Regina Celia Avilha. A aprendizagem do aluno com deficiência intelectual e a prática pedagógica em questão. 2011. 67 f., il. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011.en
dc.descriptionMonografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, Curso de Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar.en
dc.description.abstractO presente estudo tem como enfoque principal relacionar as dificuldades apresentadas por duas crianças com deficiência intelectual e as práticas pedagógicas utilizadas no processo de aprendizagem das habilidades numéricas e das duas operações matemáticas (adição e subtração), ministradas no Ensino Fundamental. A finalidade é descrever (se utilizando do método qualitativo) as práticas pedagógicas adotadas, a fim de compreender os desafios enfrentados, no cotidiano escolar, ante uma proposta inclusiva. No decorrer da pesquisa, constatou-se que os alunos, submetidos a um acompanhamento pedagógico planejado a partir da específica realidade de cada um, conseguiram se interessar mais pelos conteúdos ministrados em sala de aula. As medidas adotadas propiciaram vários benefícios, dentre os quais podemos destacar o desenvolvimento da auto-estima e aperfeiçoamento da capacidade de se relacionar com colegas e professores. Percebeu-se, ainda, que os alunos mostraram-se progressivamente independentes e estimulados. Os resultados favoráveis decorreram do elevado comprometimento que cada membro da equipe escolar destinou a idéia.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordDeficientes mentais - educaçãoen
dc.titleA aprendizagem do aluno com deficiência intelectual e a prática pedagógica em questãoen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãoen
dc.date.accessioned2012-03-12T20:11:44Z-
dc.date.available2012-03-12T20:11:44Z-
dc.date.issued2012-03-12T20:11:44Z-
dc.date.submitted2011-04-16-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/3091-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2011.04.TCC.3091pt_BR
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