Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Caixeta, Juliana Eugênia | - |
dc.contributor.author | Mendonça, Regina Celia Avilha | - |
dc.identifier.citation | MENDONÇA, Regina Celia Avilha. A aprendizagem do aluno com deficiência intelectual e a prática pedagógica em questão. 2011. 67 f., il. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011. | en |
dc.description | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, Curso de Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar. | en |
dc.description.abstract | O presente estudo tem como enfoque principal relacionar as dificuldades apresentadas por duas crianças com deficiência intelectual e as práticas pedagógicas utilizadas no processo de aprendizagem das habilidades numéricas e das duas operações matemáticas (adição e subtração), ministradas no Ensino Fundamental. A finalidade é descrever (se utilizando do método qualitativo) as práticas pedagógicas adotadas, a fim de compreender os desafios enfrentados, no cotidiano escolar, ante uma proposta inclusiva. No decorrer da pesquisa, constatou-se que os alunos, submetidos a um acompanhamento pedagógico planejado a partir da específica realidade de cada um, conseguiram se interessar mais pelos conteúdos ministrados em sala de aula. As medidas adotadas propiciaram vários benefícios, dentre os quais podemos destacar o desenvolvimento da auto-estima e aperfeiçoamento da capacidade de se relacionar com colegas e professores. Percebeu-se, ainda, que os alunos mostraram-se progressivamente independentes e estimulados. Os resultados favoráveis decorreram do elevado comprometimento que cada membro da equipe escolar destinou a idéia. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Deficientes mentais - educação | en |
dc.title | A aprendizagem do aluno com deficiência intelectual e a prática pedagógica em questão | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | en |
dc.date.accessioned | 2012-03-12T20:11:44Z | - |
dc.date.available | 2012-03-12T20:11:44Z | - |
dc.date.issued | 2012-03-12T20:11:44Z | - |
dc.date.submitted | 2011-04-16 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/3091 | - |
dc.language.iso | Português | en |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.26512/2011.04.TCC.3091 | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar
|