Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/30909
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_HenriqueJoseAraujoOliveira_tcc.pdf992,79 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Equilíbrio postural de idosos praticantes de atividades aquáticas : uma revisão sistemática
Autor(es): Oliveira, Henrique José de Araújo
Orientador(es): Santos, Karini Borges dos
Assunto: Exercícios aquáticos
Idosos - atividade física
Exercícios físicos para idosos
Data de apresentação: 2022
Data de publicação: 13-Jun-2022
Referência: OLIVEIRA, Henrique José de Araújo. Equilíbrio postural de idosos praticantes de atividades aquáticas: uma revisão sistemática. 2022. 42 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: A expectativa de vida tem aumentado nos últimos anos e consequentemente a preocupação com um envelhecimento saudável. Dentre os declínios ocorridos nas capacidades físicas com o processo de envelhecimento, o equilíbrio é de suma importância por sua relação com a independência do idoso, fundamental para evitar quedas e suas consequências. O exercício físico por si só pode retardar e/ou atenuar possíveis deteriorações no equilíbrio postural. Todavia, atividades aquáticas podem ser ainda mais vantajosas no desenvolvimento do equilíbrio devido algumas propriedades físicas da água que promovem desafios extras a manutenção e reestabelecimento constante do controle postural. Este trabalho tem por objetivo realizar uma revisão sistemática sobre achados referentes a avaliação do equilíbrio postural de idosos praticantes de atividades aquáticas. Foi feita uma busca e análise de artigos disponíveis nas bases de dados SCIELO, PUBMED e BIREME, com a combinação dos termos “water exercise” ou “aquatic exercise”, “elderly” ou “aged”e “balance”. De um total de 574 artigos, 12 artigos foram considerados elegíveis para o estudo. Observou-se que 6 a 12 semanas de treinamento, com frequência mínima de 2x por semana, em aulas de 40 a 50 minutos podem ser suficientes para se observar os efeitos da atividade no equilíbrio postural de idosos, com mais eficiência no equilíbrio dinâmico, justificado pelos estímulos proporcionados pelas propriedades físicas da água. Conclui-se que a hidroginástica é uma atividade física que pode ser vantajosa em função do ambiente que ocorre para melhora do equilíbrio postural em idosos.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Educação Física



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.