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Título: Método Swim&Health aplicado ao desenvolvimento psicomotor e pessoal de alunos de segunda infância
Autor(es): Souza, Ana Beatriz Amorim Nogueira de
Orientador(es): Santos, Karini Borges dos
Assunto: Natação para crianças
Exercícios físicos para crianças
Método Swim&Health
Data de apresentação: 2022
Data de publicação: 13-Jun-2022
Referência: SOUZA, Ana Beatriz Amorim Nogueira de. Método Swim&Health aplicado ao desenvolvimento psicomotor e pessoal de alunos de segunda infância. 2022. 39 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Atualmente, a natação é um esporte em ascendência devido à quantidade de benefícios proporcionados. Por ser uma modalidade que possui diversos objetivos, foram desenvolvidos métodos para um ensino-aprendizagem eficaz. O presente estudo teve como objetivo avaliar se o método Swim&Health auxiliava no desenvolvimento motor e pessoal de crianças inseridas na segunda infância, além de comparar descritivamente, por meio do tempo de prática, a evolução de crianças que começaram a utilizar o método desde a primeira infância e analisar seu desempenho pessoal fora das piscinas. Trata-se de um estudo descritivo de caráter qualitativo. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário do Google Forms com os pais ou responsáveis das crianças e anotações observadas durante a pesquisa em uma escola de natação de Arniqueira, Brasília-DF, com uma amostra de 20 crianças com idade de 3 a 6 anos. Analisando os questionários respondidos pelos pais e pela observação da autora, contendo questões comportamentais e pessoais, como alimentação, tempo de prática, medos, noções corporais, comportamento e interação social, tornou-se possível observar que o método Swim&Health auxilia no desenvolvimento motor infantil por meio de instrumentos pedagógicos e, também, por meio de aulas específicas que ajudam no desenvolvimento e desempenho pessoal das crianças participantes. Entretanto, a amostra de crianças que começaram na primeira infância se mostrou insuficiente para tecer uma comparação com aquelas que iniciaram a partir da segunda infância.
Abstract: Currently, swimming is a sport on the rise due to the amount of benefits provided. As it is a modality that has several objectives, methods for effective teaching and learning were developed. This current study aims at evaluating if the Swim&Health method helps motor and personal development of later childhood children, besides comparing descriptively, through time of practice, the evolution of children who started using this method since early childhood and analyzing their personal development out of the pool. This is a descriptive study of quality character. The data collection was executed by means of a Google Forms questionnaire with the parents or the ones responsible for the children and observation notes taken during the research at a swimming school located at Arniqueiras, Brasilia – DC, with a sample of 20 children aged from 3 to 6 years old. Analyzing the questionnaires answered by the parents and by the author's observation, containing behavioral and personal questions, such as food, practice time, fears, body notions, behavior and social interaction, it was possible to observe that the Swim&Health method helps with the motor child development by means of pedagogical instruments and, also, specific classes that aid the participant children on their personal development and performance. Nevertheless, the sample of children who started at the early childhood was not enough to produce a comparison with those who started at the later childhood.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2022.
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