Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Santos, Karini Borges dos | - |
dc.contributor.author | Souza, Ana Beatriz Amorim Nogueira de | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Ana Beatriz Amorim Nogueira de. Método Swim&Health aplicado ao desenvolvimento psicomotor e pessoal de alunos de segunda infância. 2022. 39 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Atualmente, a natação é um esporte em ascendência devido à quantidade de
benefícios proporcionados. Por ser uma modalidade que possui diversos objetivos,
foram desenvolvidos métodos para um ensino-aprendizagem eficaz. O presente
estudo teve como objetivo avaliar se o método Swim&Health auxiliava no
desenvolvimento motor e pessoal de crianças inseridas na segunda infância, além de
comparar descritivamente, por meio do tempo de prática, a evolução de crianças que
começaram a utilizar o método desde a primeira infância e analisar seu desempenho
pessoal fora das piscinas. Trata-se de um estudo descritivo de caráter qualitativo. A
coleta de dados foi realizada por meio de um questionário do Google Forms com os
pais ou responsáveis das crianças e anotações observadas durante a pesquisa em
uma escola de natação de Arniqueira, Brasília-DF, com uma amostra de 20 crianças
com idade de 3 a 6 anos. Analisando os questionários respondidos pelos pais e pela
observação da autora, contendo questões comportamentais e pessoais, como
alimentação, tempo de prática, medos, noções corporais, comportamento e interação
social, tornou-se possível observar que o método Swim&Health auxilia no
desenvolvimento motor infantil por meio de instrumentos pedagógicos e, também, por
meio de aulas específicas que ajudam no desenvolvimento e desempenho pessoal
das crianças participantes. Entretanto, a amostra de crianças que começaram na
primeira infância se mostrou insuficiente para tecer uma comparação com aquelas
que iniciaram a partir da segunda infância. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Natação para crianças | pt_BR |
dc.subject.keyword | Exercícios físicos para crianças | pt_BR |
dc.subject.keyword | Método Swim&Health | pt_BR |
dc.title | Método Swim&Health aplicado ao desenvolvimento psicomotor e pessoal de alunos de segunda infância | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-06-13T13:17:53Z | - |
dc.date.available | 2022-06-13T13:17:53Z | - |
dc.date.submitted | 2022 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/30906 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Currently, swimming is a sport on the rise due to the amount of benefits
provided. As it is a modality that has several objectives, methods for effective teaching
and learning were developed. This current study aims at evaluating if the Swim&Health
method helps motor and personal development of later childhood children, besides
comparing descriptively, through time of practice, the evolution of children who started
using this method since early childhood and analyzing their personal development out
of the pool. This is a descriptive study of quality character. The data collection was
executed by means of a Google Forms questionnaire with the parents or the ones
responsible for the children and observation notes taken during the research at a
swimming school located at Arniqueiras, Brasilia – DC, with a sample of 20 children
aged from 3 to 6 years old. Analyzing the questionnaires answered by the parents and
by the author's observation, containing behavioral and personal questions, such as
food, practice time, fears, body notions, behavior and social interaction, it was possible
to observe that the Swim&Health method helps with the motor child development by
means of pedagogical instruments and, also, specific classes that aid the participant
children on their personal development and performance. Nevertheless, the sample of
children who started at the early childhood was not enough to produce a comparison
with those who started at the later childhood. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Educação Física
|