Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/3089
Título: | Quem são os alunos especiais? : um estudo sobre as representações sociais dos professores |
Autor(es): | Porto, Roberta de Mendonça |
Orientador(es): | Cupolillo, Mercedes Villa |
Assunto: | Representações sociais Portadores de necessidades especiais Estudantes deficientes Distúrbios da aprendizagem |
Data de apresentação: | 16-Abr-2011 |
Data de publicação: | 12-Mar-2012 |
Referência: | PORTO, Roberta de Mendonça. Quem são os alunos especiais?: um estudo sobre as representações sociais dos professores. 2011. viii, 38 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011. |
Resumo: | Este estudo sobre as Representações Sociais (RS) tem o objetivo de analisar as concepções dos professores sobre os alunos considerados com necessidades educacionais especiais (NEE). Trata-se de um estudo qualitativo que construiu seus dados, a partir da análise de relatórios escolares dos alunos encaminhados para uma avaliação com a equipe de saúde de um Centro de Atendimento Educacional Especializado. A análise de conteúdo revelou que as RS dos professores sobre os alunos com NEE estão relacionadas às seguintes categorias: dificuldades de aprendizagem, dificuldades comportamentais, dificuldades de concentração e dificuldades na fala. Estas categorias corroboram com as discussões de Foucault e Machado sobre a lógica da construção social da exclusão, a partir dos padrões de normalidade. |
Informações adicionais: | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar. |
DOI: | http://dx.doi.org/10.26512/2011.04.TCC.3089 |
Aparece na Coleção: | Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons