Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Cupolillo, Mercedes Villa | - |
dc.contributor.author | Porto, Roberta de Mendonça | - |
dc.identifier.citation | PORTO, Roberta de Mendonça. Quem são os alunos especiais?: um estudo sobre as representações sociais dos professores. 2011. viii, 38 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011. | en |
dc.description | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar. | en |
dc.description.abstract | Este estudo sobre as Representações Sociais (RS) tem o objetivo de analisar as concepções dos professores sobre os alunos considerados com necessidades educacionais especiais (NEE). Trata-se de um estudo qualitativo que construiu seus dados, a partir da análise de relatórios escolares dos alunos encaminhados para uma avaliação com a equipe de saúde de um Centro de Atendimento Educacional Especializado. A análise de conteúdo revelou que as RS dos professores sobre os alunos com NEE estão relacionadas às seguintes categorias: dificuldades de aprendizagem, dificuldades comportamentais, dificuldades de concentração e dificuldades na fala. Estas categorias corroboram com as discussões de Foucault e Machado sobre a lógica da construção social da exclusão, a partir dos padrões de normalidade. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Representações sociais | en |
dc.subject.keyword | Portadores de necessidades especiais | en |
dc.subject.keyword | Estudantes deficientes | en |
dc.subject.keyword | Distúrbios da aprendizagem | en |
dc.title | Quem são os alunos especiais? : um estudo sobre as representações sociais dos professores | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | en |
dc.date.accessioned | 2012-03-12T20:06:51Z | - |
dc.date.available | 2012-03-12T20:06:51Z | - |
dc.date.issued | 2012-03-12T20:06:51Z | - |
dc.date.submitted | 2011-04-16 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/3089 | - |
dc.language.iso | Português | en |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.26512/2011.04.TCC.3089 | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar
|