Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/3089
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_RobertadeMendoncaPorto.pdf335,05 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorCupolillo, Mercedes Villa-
dc.contributor.authorPorto, Roberta de Mendonça-
dc.identifier.citationPORTO, Roberta de Mendonça. Quem são os alunos especiais?: um estudo sobre as representações sociais dos professores. 2011. viii, 38 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011.en
dc.descriptionMonografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar.en
dc.description.abstractEste estudo sobre as Representações Sociais (RS) tem o objetivo de analisar as concepções dos professores sobre os alunos considerados com necessidades educacionais especiais (NEE). Trata-se de um estudo qualitativo que construiu seus dados, a partir da análise de relatórios escolares dos alunos encaminhados para uma avaliação com a equipe de saúde de um Centro de Atendimento Educacional Especializado. A análise de conteúdo revelou que as RS dos professores sobre os alunos com NEE estão relacionadas às seguintes categorias: dificuldades de aprendizagem, dificuldades comportamentais, dificuldades de concentração e dificuldades na fala. Estas categorias corroboram com as discussões de Foucault e Machado sobre a lógica da construção social da exclusão, a partir dos padrões de normalidade.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordRepresentações sociaisen
dc.subject.keywordPortadores de necessidades especiaisen
dc.subject.keywordEstudantes deficientesen
dc.subject.keywordDistúrbios da aprendizagemen
dc.titleQuem são os alunos especiais? : um estudo sobre as representações sociais dos professoresen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãoen
dc.date.accessioned2012-03-12T20:06:51Z-
dc.date.available2012-03-12T20:06:51Z-
dc.date.issued2012-03-12T20:06:51Z-
dc.date.submitted2011-04-16-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/3089-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2011.04.TCC.3089pt_BR
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons