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Título: Quem são os alunos especiais? : um estudo sobre as representações sociais dos professores
Autor(es): Porto, Roberta de Mendonça
Orientador(es): Cupolillo, Mercedes Villa
Assunto: Representações sociais
Portadores de necessidades especiais
Estudantes deficientes
Distúrbios da aprendizagem
Data de apresentação: 16-Abr-2011
Data de publicação: 12-Mar-2012
Referência: PORTO, Roberta de Mendonça. Quem são os alunos especiais?: um estudo sobre as representações sociais dos professores. 2011. viii, 38 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011.
Resumo: Este estudo sobre as Representações Sociais (RS) tem o objetivo de analisar as concepções dos professores sobre os alunos considerados com necessidades educacionais especiais (NEE). Trata-se de um estudo qualitativo que construiu seus dados, a partir da análise de relatórios escolares dos alunos encaminhados para uma avaliação com a equipe de saúde de um Centro de Atendimento Educacional Especializado. A análise de conteúdo revelou que as RS dos professores sobre os alunos com NEE estão relacionadas às seguintes categorias: dificuldades de aprendizagem, dificuldades comportamentais, dificuldades de concentração e dificuldades na fala. Estas categorias corroboram com as discussões de Foucault e Machado sobre a lógica da construção social da exclusão, a partir dos padrões de normalidade.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2011.04.TCC.3089
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