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Título: | A percepção dos alunos da graduação sobre fisiologia do exercício : pensamento teleológico VS. pensamento mecanicista |
Autor(es): | Araújo, Marcela Sousa de |
Orientador(es): | Vianna, Lauro Casqueiro |
Assunto: | Fisiologia do exercício Exercícios físicos - aspectos fisiológicos Estudantes universitários - Educação Física Atividade física |
Data de apresentação: | 5-Nov-2021 |
Data de publicação: | 9-Jun-2022 |
Referência: | ARAÚJO, Marcela Sousa de. A percepção dos alunos da graduação sobre fisiologia do exercício: pensamento teleológico VS. pensamento mecanicista 2021. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. |
Resumo: | Os objetivos do presente estudo foram determinar 1) se a percepção dos alunos de graduação
sobre fisiologia do exercício segue predominantemente um pensamento teleológico ou
mecanicista, e 2) se já ter cursado fisiologia pode influenciar na predominância do pensamento
teleológico vs. pensamento mecanicista. Isso foi realizado através da aplicação de um
questionário online sobre fisiologia do exercício, composto por nove sentenças incompletas
sobre a fisiologia do exercício, onde os alunos tiveram que escolher entre um complemento
teleológico ou mecanicista. O questionário foi aplicado a alunos de graduação das seguintes
áreas: 1) Ciências do Movimento (n = 152), 2) Programas Relacionados à Saúde (n = 81) e, 3)
Programas Não Relacionados à Saúde (n = 64). Os alunos dos cursos de Ciências do Movimento
e Relacionados a Saúde também foram analisados separadamente nas seguintes categorias: 1)
alunos que fizeram cursos de fisiologia anteriormente e 2) alunos que não fizeram cursos de
fisiologia. No geral, todos os grupos apresentaram um percentual de pensamento teleológico
acima de 58%, o que é consideravelmente alto. O pensamento teleológico foi significativamente
maior em programas não relacionados à saúde do que em programas relacionados à saúde e
ciências do movimento (76 ± 16% vs. 58 ± 26% vs. 61 ± 25%; P <0,01). Além disso, ter cursado
fisiologia anteriormente influencia a predominância do pensamento teleológico vs. mecanicista,
destacado pelo maior percentual de pensamento teleológico em alunos que não cursaram
fisiologia. Tomados em conjunto, esses resultados confirmam a hipótese de que alunos de
graduação tendem a apresentar pensamento teleológico em oposição ao pensamento
mecanicista na fisiologia do exercício. No entanto, o fato de já ter cursado fisiologia não alterou
o predomínio do raciocínio teleológico, sugerindo que o pensamento teleológico independe do
grau de familiaridade com a disciplina. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2021. |
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Aparece na Coleção: | Educação Física
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