Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/30880
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_MacelaSousadeAraujo_tcc.pdf231,6 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A percepção dos alunos da graduação sobre fisiologia do exercício : pensamento teleológico VS. pensamento mecanicista
Autor(es): Araújo, Marcela Sousa de
Orientador(es): Vianna, Lauro Casqueiro
Assunto: Fisiologia do exercício
Exercícios físicos - aspectos fisiológicos
Estudantes universitários - Educação Física
Atividade física
Data de apresentação: 5-Nov-2021
Data de publicação: 9-Jun-2022
Referência: ARAÚJO, Marcela Sousa de. A percepção dos alunos da graduação sobre fisiologia do exercício: pensamento teleológico VS. pensamento mecanicista 2021. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Os objetivos do presente estudo foram determinar 1) se a percepção dos alunos de graduação sobre fisiologia do exercício segue predominantemente um pensamento teleológico ou mecanicista, e 2) se já ter cursado fisiologia pode influenciar na predominância do pensamento teleológico vs. pensamento mecanicista. Isso foi realizado através da aplicação de um questionário online sobre fisiologia do exercício, composto por nove sentenças incompletas sobre a fisiologia do exercício, onde os alunos tiveram que escolher entre um complemento teleológico ou mecanicista. O questionário foi aplicado a alunos de graduação das seguintes áreas: 1) Ciências do Movimento (n = 152), 2) Programas Relacionados à Saúde (n = 81) e, 3) Programas Não Relacionados à Saúde (n = 64). Os alunos dos cursos de Ciências do Movimento e Relacionados a Saúde também foram analisados separadamente nas seguintes categorias: 1) alunos que fizeram cursos de fisiologia anteriormente e 2) alunos que não fizeram cursos de fisiologia. No geral, todos os grupos apresentaram um percentual de pensamento teleológico acima de 58%, o que é consideravelmente alto. O pensamento teleológico foi significativamente maior em programas não relacionados à saúde do que em programas relacionados à saúde e ciências do movimento (76 ± 16% vs. 58 ± 26% vs. 61 ± 25%; P <0,01). Além disso, ter cursado fisiologia anteriormente influencia a predominância do pensamento teleológico vs. mecanicista, destacado pelo maior percentual de pensamento teleológico em alunos que não cursaram fisiologia. Tomados em conjunto, esses resultados confirmam a hipótese de que alunos de graduação tendem a apresentar pensamento teleológico em oposição ao pensamento mecanicista na fisiologia do exercício. No entanto, o fato de já ter cursado fisiologia não alterou o predomínio do raciocínio teleológico, sugerindo que o pensamento teleológico independe do grau de familiaridade com a disciplina.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Educação Física



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.