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dc.contributor.advisorVianna, Lauro Casqueiro-
dc.contributor.authorAraújo, Marcela Sousa de-
dc.identifier.citationARAÚJO, Marcela Sousa de. A percepção dos alunos da graduação sobre fisiologia do exercício: pensamento teleológico VS. pensamento mecanicista 2021. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2021.pt_BR
dc.description.abstractOs objetivos do presente estudo foram determinar 1) se a percepção dos alunos de graduação sobre fisiologia do exercício segue predominantemente um pensamento teleológico ou mecanicista, e 2) se já ter cursado fisiologia pode influenciar na predominância do pensamento teleológico vs. pensamento mecanicista. Isso foi realizado através da aplicação de um questionário online sobre fisiologia do exercício, composto por nove sentenças incompletas sobre a fisiologia do exercício, onde os alunos tiveram que escolher entre um complemento teleológico ou mecanicista. O questionário foi aplicado a alunos de graduação das seguintes áreas: 1) Ciências do Movimento (n = 152), 2) Programas Relacionados à Saúde (n = 81) e, 3) Programas Não Relacionados à Saúde (n = 64). Os alunos dos cursos de Ciências do Movimento e Relacionados a Saúde também foram analisados separadamente nas seguintes categorias: 1) alunos que fizeram cursos de fisiologia anteriormente e 2) alunos que não fizeram cursos de fisiologia. No geral, todos os grupos apresentaram um percentual de pensamento teleológico acima de 58%, o que é consideravelmente alto. O pensamento teleológico foi significativamente maior em programas não relacionados à saúde do que em programas relacionados à saúde e ciências do movimento (76 ± 16% vs. 58 ± 26% vs. 61 ± 25%; P <0,01). Além disso, ter cursado fisiologia anteriormente influencia a predominância do pensamento teleológico vs. mecanicista, destacado pelo maior percentual de pensamento teleológico em alunos que não cursaram fisiologia. Tomados em conjunto, esses resultados confirmam a hipótese de que alunos de graduação tendem a apresentar pensamento teleológico em oposição ao pensamento mecanicista na fisiologia do exercício. No entanto, o fato de já ter cursado fisiologia não alterou o predomínio do raciocínio teleológico, sugerindo que o pensamento teleológico independe do grau de familiaridade com a disciplina.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordFisiologia do exercíciopt_BR
dc.subject.keywordExercícios físicos - aspectos fisiológicospt_BR
dc.subject.keywordEstudantes universitários - Educação Físicapt_BR
dc.subject.keywordAtividade físicapt_BR
dc.titleA percepção dos alunos da graduação sobre fisiologia do exercício : pensamento teleológico VS. pensamento mecanicistapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2022-06-09T11:50:42Z-
dc.date.available2022-06-09T11:50:42Z-
dc.date.submitted2021-11-05-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/30880-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
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