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Título: Influenciadores digitais e publicidade virtual : uma análise da responsabilidade no sistema misto de regulamentação publicitária
Autor(es): Campelo, Isabelle de Carvalho
Orientador(es): Oliveira, Daniel Gonçalves de
Assunto: Influenciadores digitais
Publicidade
Consumidores - comportamento de compra
Responsabilidade (Direito)
Data de apresentação: 2021
Data de publicação: 8-Jun-2022
Referência: CAMPELO, Isabelle de Carvalho. Influenciadores digitais e publicidade virtual: uma análise da responsabilidade no sistema misto de regulamentação publicitária. 2021. 84 f. il. Monografia (Bacharelado em Direito) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar a responsabilização dos influenciadores digitais pela publicidade ilícita realizada em suas redes sociais no sistema misto de regulamentação publicitária brasileiro. Nesse sentido, a pesquisa pauta-se na seguinte problemática: por se tratar de uma modalidade nova de publicidade virtual e ante a ausência de legislação especifica acerca desse tema, o influenciador digital, ao usar de sua influência e poder de persuasão, pode ser responsabilizado pela publicidade que induz o consumidor ao erro? Para responder tal pergunta, o estudo utiliza como técnica de pesquisa a pesquisa bibliográfica, baseando-se no estudo de doutrina, artigos científicos, trabalhos monográficos e dissertativos, bem como utiliza a pesquisa documental destinada à abordagem das normas e das decisões judiciais e administrativas relativas à responsabilidade civil dos influenciadores digitais pela publicidade ilícita feita em suas redes sociais. Com base no exame da conduta praticada pelos influenciadores digitais, através da análise da responsabilização no âmbito do controle privado, exercido pelo CONAR, e no âmbito estatal, pelo Judiciário, concluiu-se pela possibilidade de responsabilizá-los, de forma objetiva, em decorrência dos danos causados pela publicidade virtual ilícita.
Abstract: The present work analyzes the civil accountability of digital influencers for illicit advertising made through their social networks in the Brazilian advertising mixed regulatory system, starting from the following problematic: since this is a new modality of virtual advertising and in the absense of specific legislation about this topic, can the digital influencer, by using his influence and power of persuasion, be held responsible for advertising that mislead the consumer? To answer this question, the study uses bibliographic research as a research technique, based on the study of doctrine, scientific articles, monographic and dissertation works, as well as using documentary research aimed at addressing the rules and related judicial and administrative decisions to the civil liability of digital influencers for illicit advertising made on their social networks. Based on the examination of the conduct practiced by digital influencers, through the analysis of the application of the accountability in the scope of private control, exercised by CONAR, and at the state scope, by the Judiciary, it was concluded that it is possible to hold them responsible, of objectively, as a result of the damage caused by illicit virtual advertising.
Informações adicionais: Monografia (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2021.
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