Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/30849
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_BrunoAmorimLimaKowalski_tcc.pdf2,74 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A imagem cinematográfica devorada pela pintura
Autor(es): Kowalski, Bruno Amorim Lima
Orientador(es): Jordan, Susana Madeira Dobal
Assunto: Cinema
Pintura
Arte contemporânea
Data de apresentação: 18-Mai-2021
Data de publicação: 8-Jun-2022
Referência: KOWALSKI, Bruno Amorim Lima. A imagem cinematográfica devorada pela pintura. 2021. 62 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: O regime de intenso consumo de imagens na contemporaneidade influencia a produção artística atual, provendo a artistas contemporâneos um repositório imensurável de fotografias, ilustrações e frames de filmes que podem ser usados como matéria-prima para criação de obras de arte. A presente monografia tem como objetivo examinar práticas de apropriação de imagens do cinema, produzidas em massa, por artistas para a produção de pinturas na contemporaneidade. Para tal, é realizada uma recapitulação histórica de práticas de apropriação durante o período modernista na arte, seguida de um levantamento teórico das características ontológicas das imagens do cinema e da pintura. Finalmente, por meio da análise de obras selecionadas de três artistas — Francis Bacon, Bia Leite e Bruno Kowalski —, são exploradas as diferentes transformações formais e ontológicas sofridas pelas imagens industriais do cinema quando transformadas em pinturas a óleo.
Abstract: The state of intensive image consumption in present-time society influences the most recent production of artworks, supplying contemporary artists with an immensurable repository of photographs, illustrations and film stills that can be used as raw material for the creation of artworks. This dissertation proposes to examine practices of appropriation of mass-produced images from films by painters in order to produce artworks at the presenttime. For this purpose, a historic review of appropriation practices developed during the modernist period of art history is carried out, followed by the establishment of the theoretical basis regarding the ontological characteristics of both film and painting images. Finally, selected artworks by three different artists — Francis Bacon, Bia Leite and Bruno Kowalski — arte analysed, considering the formal and ontological transformations underwent by film’s industrial images when transformed into oil paintings.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisual e Publicidade, Brasília, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Comunicação - Audiovisual



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.