Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Jordan, Susana Madeira Dobal | - |
dc.contributor.author | Kowalski, Bruno Amorim Lima | - |
dc.identifier.citation | KOWALSKI, Bruno Amorim Lima. A imagem cinematográfica devorada pela pintura. 2021. 62 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisual e Publicidade, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | O regime de intenso consumo de imagens na contemporaneidade influencia a produção artística atual, provendo a artistas contemporâneos um repositório imensurável de fotografias, ilustrações e frames de filmes que podem ser usados como matéria-prima para criação de obras de arte. A presente monografia tem como objetivo examinar práticas de apropriação de imagens do cinema, produzidas em massa, por artistas para a produção de pinturas na contemporaneidade. Para tal, é realizada uma recapitulação histórica de práticas de apropriação durante o período modernista na arte, seguida de um levantamento teórico das características ontológicas das imagens do cinema e da pintura. Finalmente, por meio da análise de obras selecionadas de três artistas — Francis Bacon, Bia Leite e Bruno Kowalski —, são exploradas as diferentes transformações formais e ontológicas sofridas pelas imagens industriais do cinema quando transformadas em pinturas a óleo. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cinema | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pintura | pt_BR |
dc.subject.keyword | Arte contemporânea | pt_BR |
dc.title | A imagem cinematográfica devorada pela pintura | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-06-08T13:34:35Z | - |
dc.date.available | 2022-06-08T13:34:35Z | - |
dc.date.submitted | 2021-05-18 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/30849 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The state of intensive image consumption in present-time society influences the most recent production of artworks, supplying contemporary artists with an immensurable repository of photographs, illustrations and film stills that can be used as raw material for the creation of artworks. This dissertation proposes to examine practices of appropriation of mass-produced images from films by painters in order to produce artworks at the presenttime. For this purpose, a historic review of appropriation practices developed during the modernist period of art history is carried out, followed by the establishment of the theoretical basis regarding the ontological characteristics of both film and painting images. Finally, selected artworks by three different artists — Francis Bacon, Bia Leite and Bruno Kowalski — arte analysed, considering the formal and ontological transformations underwent by film’s industrial images when transformed into oil paintings. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Comunicação - Audiovisual
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