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Título: Café da manhã sem glúten em escolas públicas: adequação do menu ao Programa Nacional de Alimentação Escolar
Outros títulos: Gluten-free breakfast in brazilian public schools : the menu adequacy to the National Program
Autor(es): Santos, Iris Veleci da Silva
Orientador(es): Zandonadi, Renata Puppin
Coorientador(es): Aguiar, Ana Luísa Falcomer de
Assunto: Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE)
Restrições alimentares
Glúten
Alimentação escolar
Doença celíaca
Data de apresentação: 2020
Data de publicação: 7-Jun-2022
Referência: SANTOS, Iris Veleci da Silva. Café da manhã sem glúten em escolas públicas: adequação do menu ao Programa Nacional de Alimentação Escolar. 2020. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Nutrição) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: No Brasil, o direito à alimentação foi incluído como direito fundamental na Constituição Federal. Entre as iniciativas brasileiras que contribuem para a garantia do Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA) está o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Desde 2014, a oferta de cardápios especiais para crianças com restrições alimentares tornou-se obrigatória, como nos casos de crianças com Doenças Relacionadas ao Glúten (DRG). Nas escolas públicas brasileiras, os indivíduos de DRG comumente relatam que não há substitutos para os alimentos que contêm glúten oferecidos. No ambiente das escolas públicas é comum o relato de que não são realizadas as substituições para os alimentos com glúten ofertados na merenda de escolas públicas e que, quando tal fato ocorre, o que é servido não é seguro para os estudantes que dependem de alimentação especial. Portanto, dar visibilidade as dificuldades enfrentadas pelos portadores de doença celíacas no consumo do café da manhã ofertado nas escolas públicas do Distrito Federal podem contribuir para que o DHAA seja uma realidade para esse grupo.
Abstract: In Brazil, the right to food was included as a fundamental right in the Federal Constitution. Among the Brazilian initiatives that contribute to guaranteeing the Human Right to Adequate Food (HRAF/DHAA) is the National School Food Program (NSFP/PNAE). Since 2014, offering special menus for children with food restrictions has become mandatory, as in cases of children with gluten-related disorders (GRD). In Brazilian public schools, GRD individualscommonly report that there are notsubstitutes for the gluten-containing foods offered.In some cases,the meal offered at school representsthe main meal for low-income childrenliving in a situation of food scarcity at home. Moreover,when alternative gluten-free food is provided, itis not safe for the studentsdue to issues such as gluten cross-contamination. Therefore, the visibility of the difficulties faced in the implementation of special menus for children with celiac disease in Brazilian public schools can contribute to makingthe Human Right to Adequate Foodarealityfor this group.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Nutrição, 2020.
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