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dc.contributor.authorSaldanha, Marina Pimentel-
dc.identifier.citationSALDANHA, Marina Pimentel. Validação do Questionário Ilustrado de Comportamentos Alimentares não desejáveis e Comportamentos Sedentários (QUICAS) para escolares de 7 a 9 anos. 2020. 31 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Nutrição) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Nutrição, 2020.pt_BR
dc.description.abstractO objetivo deste estudo foi desenvolver e validar o questionário de comportamentos alimentares não desejáveis e comportamentos sedentários (QUICAS) para escolares de 7 a 9 anos. O questionário é um recordatório, ilustrado com nove comportamentos: almoçar em um ambiente calmo/tranquilo; almoçar com distrações; almoçar em companhia; almoçar em horário regular; substituir o almoço por lanche; realizar tarefas na cozinha; utilizartablet/celular; utilizar videogame; e usar computador/televisão. O instrumento foi desenvolvido no Google Formse seu linkdivulgado via WhatsApp, redes sociais e e-mail. O formulário foi dividido em duas partes, sendo a primeira direcionada aos pais e a segunda às crianças. A validade foi testada pela comparação entre as respostas das crianças e de seus responsáveis, por meio de análises de sensibilidade, especificidade, falsos-positivos, falsos-negativos, concordância de Kappa (k), percentual de discordância, e regressão logística multivariada. A amostra foi por conveniência e participaram 145 pares de responsável e criança. Constatou-se alta sensibilidade (média de 90,7%); alta especificidade (média de 87,9%); baixo valor de falsos-positivos (média de 12,1%); baixo valor de falsos-negativos (média de 9,3%); concordância quase perfeita entre os relatos da criança e do responsável (k=0,81); e baixa discordância (≤ 22%).Além disso, o sexo e idade da criança não apresentaram influências significativas no relato da criança. Conclui-se que o QUICAS é válido para avaliar os comportamentos alimentares não desejáveis e comportamentos sedentários em escolares de 7 a 9 anos.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordAlimentação infantilpt_BR
dc.subject.keywordHábitos alimentarespt_BR
dc.subject.keywordSedentarismopt_BR
dc.subject.keywordCrianças - alimentaçãopt_BR
dc.titleValidação do Questionário Ilustrado de Comportamentos Alimentares não desejáveis e Comportamentos Sedentários (QUICAS) para escolares de 7 a 9 anospt_BR
dc.title.alternativeValidation of the Illustrated Questionnaire of undesirable Eating Behaviors and Sedentary Behavior (QUICAS) for 7-to-9-years-old schoolchildrenpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2022-06-07T12:45:00Z-
dc.date.available2022-06-07T12:45:00Z-
dc.date.submitted2020-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/30819-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The aim of this study was to develop and validate the non-desirable eating and sedentary behaviors questionnaire called QUICAS for schooled kids between the ages of 7 and 9 years old. The survey is a record illustrated by nine behaviors: to have lunch in a quiet/calm environment; to have lunch with distractions; to have lunch with company; to have lunch at regular times; trade lunch for a snack; perform tasks in the kitchen; use of tablet or cellphone; use of videogames and use of computer or television. This survey instrument was developed at Google Forms and made available through WhatsApp, social media and emails. The questionnaire was divided into two parts. The first part was directed to the parents and the second part was directed to the children. The validity was checked by comparing the children’s answers with those of their parents through sensitivity analysis, specificity, false-positive, false-negative, Kappa’s agreement, disagreement percentage and multivariable logistic regression. The sample was made by convenience and there were 145 couples of participants, between parents and their children. High sensitivity (average of 90.7%) was found as well as high specificity (average of 87.9%); low value of false positives (average of 9.3%); low value of false negative; nearly perfect agreement between the reports of the children and those of their parents (k=0,81); and low disagreement (≤ 22%). Furthermore, sex and child’s age did not present any significant influence on the child’s report. Therefore, the QUICAS questionnaire is valid to evaluate the non-desirable and sedentary food behaviors of schooled children between the ages of 7 and 9 years old.pt_BR
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