Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/30798
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_RobertoDeSouzaMarquesBuffone_tcc.pdf2,35 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Desempenho no Enem dos concluintes do ensino médio em escolas da AMB : uma abordagem multinível
Autor(es): Buffone, Roberto de Souza Marques
Orientador(es): Costa, Maria Teresa Leão
Assunto: Modelo multinível
Desempenho escolar
Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)
Data de apresentação: 4-Dez-2019
Data de publicação: 3-Jun-2022
Referência: BUFFONE, Roberto de Souza Marques. Desempenho no Enem dos concluintes do ensino médio em escolas da AMB: uma abordagem multinível. 2019. 58 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Estatística) — Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Motivado pela importância do âmbito educacional no desenvolvimento do ser-humano e da sociedade e quem ele vive, viu-se a necessidade de um estudo que levasse em consideração fatores potenciais para alteração do desempenho de um estudante. Considerando uma modelagem linear multinível, técnica utilizada quando as unidades observacionais estão interligadas de alguma forma, foi analisado o desempenho médio das 5 competências do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) - Linguagens, Códigos e suas tecnologias, Ciências da Natureza e suas tecnologias, Ciências humanas e suas tecnologias, Matemática e suas tecnologias e Redação - dos concluintes do ensino médio em escolas da Área Metropolitana de Brasília, para o ano de 2018. Buscou-se encontrar fatores ligados à condição socioeconômica do estudante que podem vir a interferir no desempenho do aluno, bem como aspectos associados às escolas, entidade que explica em média 45% da variabilidade do desempenho dos discentes, justificando assim o uso da técnica escolhida. Para auxiliar o estudo, o Censo Escolar realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) foi utilizado como base secundária, trazendo uma maior quantidade de informações para o estudo. Durante o processo de obtenção de índices tanto de infraestrutura quanto socioeconômicos foram utilizadas técnicas de Análise Fatorial, considerando variáveis sabidamente importantes para esses quesitos. Fatores relacionados ao estudante como sua idade, sexo, cor ou raça, nível socioeconômico e ocupação de trabalho dos responsáveis são itens chave para a estimativa de desempenho obtida. Quanto a variáveis ligadas a escolas, fatores como a localidade da instituição, a dependência administrativa, a média de alunos por turma, média de horas-aula por dia e proporção de docentes com ensino superior importam para a nota obtida pelo aluno no exame. Esse fatores em conjunto constroem o modelo obtido no estudo.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Estatística, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Estatística



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.