Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/30796
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_MarcosViniciusDaSilvaAniceto_tcc.pdf807,72 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Mentira e verdade na política : um embate entre discurso e realidade
Autor(es): Aniceto, Marcos Vinicius da Silva
Orientador(es): Coelho, Maria Francisca Pinheiro
Assunto: Comissão da Verdade
Ditadura e ditadores
Análise do discurso
Propaganda política
Data de apresentação: Mai-2022
Data de publicação: 3-Jun-2022
Referência: ANICETO, Marcos Vinicius da Silva. Mentira e verdade na política: um embate entre discurso e realidade. 2022. 52 f. il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Sociologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Política e verdade nem sempre combinam. Há mesmos situações em que segredos de Estado são necessários em nome da proteção da população, mas sempre com justificativas legais. No entanto, existe no imaginário popular, a ideia de que a política e a verdade são inimigas em sua essência. Essa realidade se reproduz por meio dos discursos políticos, apoiado sem promessas eleitorais que levantam discussões relevantes para a sociedade apenas em período de eleições. A mentira, há muito tempo, é tida como uma válvula de escape, que, inicialmente, era utilizada com uma finalidade protetiva para a existência da política no meio social; hoje, ela é um elemento na construção de propagandas, que, em muitos casos, se enquadra como uma distorção da realidade para construção de narrativas alternativas a verdade factual. A pesquisa analisa como os discursos políticos distorcem a realidade a fim de criar fatos alternativos com a finalidade de ganhar ou consolidar uma base de apoio, assim influenciando a opinião popular a seu favor.
Abstract: There is, in the popular imagination, the idea that politics and truth are enemies in essence. This reality gains legitimacy through political speeches, which have an empty basis, supported by electoral promises that raise relevant discussions for society only in election times. Lies, for a long time, have been considered an escape valve, which, initially, was used with a protective purpose for the existence of politics in the social environment; today, it is a fundamental element in the construction of propaganda, which, in many cases, is framed as a distortion of reality for the construction of alternative narratives to the factual truth. The research analyzes how political discourses distort reality in order to create alternative facts with the purpose ofgaining or consolidating a support base, thus influencing popular opinion in their favor.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Sociais - Sociologia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.