Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/30741
Título: | PersonaDesignGame (PDG) : um jogo educacional sobre personas |
Autor(es): | Pires Júnior, Rossicler Rodrigues |
Orientador(es): | Sales, André Barros de |
Coorientador(es): | Mendes, Fabiana Freitas |
Assunto: | Interação homem-máquina Personagens Jogos Software - desenvolvimento |
Data de apresentação: | 11-Nov-2021 |
Data de publicação: | 28-Mai-2022 |
Referência: | PIRES JÚNIOR, Rossicler Rodrigues. PersonaDesignGame (PDG): um jogo educacional sobre personas. 2021. 89 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia de Software) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. |
Resumo: | A academia vem buscando abordagens inovadoras e atrativas que venham complementar o ensino e aprendizagem da disciplina de IHC. Uma das abordagens que tem sido foco na educação em computação são os jogos sérios. O objetivo deste trabalho é desenvolver um jogo que auxilie no processo de ensino-aprendizagem de personas, o PersonaDesignGame (PDG). Este trabalho foi desenvolvido nas seguintes fases: revisão bibliográfica; definição do escopo; e desenvolvimento do jogo. Durante a revisão bibliográfica foi feito um estudo sobre os principais conceitos deste trabalho, dando como resultado o referencial teórico. Na definição do escopo foram utilizadas as personas para a ideação e a construção dos documentos de design do jogo, além de toda a avaliação dos requisitos e do design do jogo através de testes de usabilidade. No desenvolvimento foi documentado toda a arquitetura do software e criado o protótipo de alta-fidelidade juntamente com o código-fonte do software. Este trabalho tem como resultados o referêncial teórico, que apresenta os principais conceitos envolvidos no trabalho, a metodologia utilizada para o desenvolvimento do jogo, a definição do jogo através de documentos de design, a avaliação do design, a arquitetura do software desenvolvido e o jogo PersonaDesignGame. Este jogo tem o intuito de auxiliar estudantes de IHC a aprender e praticar sobre o conteúdo de personas de uma forma
divertida. |
Informações adicionais: | Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, Engenharia de Software, 2021. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Engenharia de Software
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.