Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Sales, André Barros de | - |
dc.contributor.author | Pires Júnior, Rossicler Rodrigues | - |
dc.identifier.citation | PIRES JÚNIOR, Rossicler Rodrigues. PersonaDesignGame (PDG): um jogo educacional sobre personas. 2021. 89 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia de Software) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, Engenharia de Software, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | A academia vem buscando abordagens inovadoras e atrativas que venham complementar o ensino e aprendizagem da disciplina de IHC. Uma das abordagens que tem sido foco na educação em computação são os jogos sérios. O objetivo deste trabalho é desenvolver um jogo que auxilie no processo de ensino-aprendizagem de personas, o PersonaDesignGame (PDG). Este trabalho foi desenvolvido nas seguintes fases: revisão bibliográfica; definição do escopo; e desenvolvimento do jogo. Durante a revisão bibliográfica foi feito um estudo sobre os principais conceitos deste trabalho, dando como resultado o referencial teórico. Na definição do escopo foram utilizadas as personas para a ideação e a construção dos documentos de design do jogo, além de toda a avaliação dos requisitos e do design do jogo através de testes de usabilidade. No desenvolvimento foi documentado toda a arquitetura do software e criado o protótipo de alta-fidelidade juntamente com o código-fonte do software. Este trabalho tem como resultados o referêncial teórico, que apresenta os principais conceitos envolvidos no trabalho, a metodologia utilizada para o desenvolvimento do jogo, a definição do jogo através de documentos de design, a avaliação do design, a arquitetura do software desenvolvido e o jogo PersonaDesignGame. Este jogo tem o intuito de auxiliar estudantes de IHC a aprender e praticar sobre o conteúdo de personas de uma forma
divertida. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Interação homem-máquina | pt_BR |
dc.subject.keyword | Personagens | pt_BR |
dc.subject.keyword | Jogos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Software - desenvolvimento | pt_BR |
dc.title | PersonaDesignGame (PDG) : um jogo educacional sobre personas | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-05-28T21:47:33Z | - |
dc.date.available | 2022-05-28T21:47:33Z | - |
dc.date.submitted | 2021-11-11 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/30741 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.contributor.advisorco | Mendes, Fabiana Freitas | - |
Aparece na Coleção: | Engenharia de Software
|