Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Santos, Giovanni Almeida | - |
dc.contributor.author | Silva, Geovana Ramos Sousa | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Geovana Ramos Sousa. Impact of a pseudocode online judge on programming language learning. 2021. 126 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia de Software) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, Engenharia de Software, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | O Calango é uma linguagem de programação criada para ensinar programação de computadores a iniciantes. Ele foi desenvolvido partindo do pressuposto de que falantes do português que não dominam a língua inglesa têm dificuldade em aprender linguagens de programação que possuem palavras-chave em inglês. Por isso, as palavras-chave do Calango estão mais próximas do português falado e é uma linguagem de programação
simplificada. No entanto, o Calango não possui o suporte de uma ferramenta valiosa para o ensino de linguagens de programação: um juiz online. Os juízes online permitem que os professores testem, de forma automática e rápida, o código dos seus alunos, ao passo que os alunos se beneficiam de uma resposta instantânea, tendo a oportunidade de corrigir seu código e aprender com seus erros. Portanto, este trabalho aborda o desenvolvimento do Calango Online Judge (COJ) e sua experimentação em aulas que ensinam introdução à programação na Universidade de Brasília (UnB). O seu desenvolvimento e experimentação foram executados em ciclos paralelos de Pesquisa-Ação e Desenvolvimento Rápido de Aplicações, o que desencadeou melhorias no software. Tanto a metodologia de ensino aprendizagem adotada quanto o COJ foram avaliados através de três pesquisas aplicadas em períodos diferentes de cada ciclo. Padrões comportamentais dos estudantes foram identificados por meio da análise dos dados do COJ. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Juiz online | pt_BR |
dc.subject.keyword | Calango (Linguagem de programação de computador) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Programação (Computadores) | pt_BR |
dc.title | Impact of a pseudocode online judge on programming language learning | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-05-26T21:59:34Z | - |
dc.date.available | 2022-05-26T21:59:34Z | - |
dc.date.submitted | 2021-10-14 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/30714 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Calango is a programming language created for introducing computer programming to novices. It was developed based on the assumption that Portuguese speakers that do not master the English language have difficulties learning programming languages withEnglish keywords. Hence, Calang keywords are closer to spoken Portuguese, and it is a simplified programming language. However, Calango lacks the support of a valuable tool for teaching programming languages: an online judge. Online judges allow professors to
automatically and quickly test their students’ code, whereas students benefit from instant feedback, having the opportunity to correct their code and learn from their mistakes. Therefore, this work approaches the development of the Calango Online Judge (COJ) and its experimentation in classes that teach introductory programming at the University of Brasília (UnB). The development and experimentation were run in parallel cycles of Action Research and Rapid Application Development (RAD), which triggered improvements in the software. Both the teaching-learning methodology and COJ were evaluated through three surveys applied at different periods in each cycle. Student behavioral patterns were identified by analyzing COJ’s data. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Engenharia de Software
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