Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/30712
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_LeticiaNunesDeMoraes_tcc.pdf378,26 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Uso de pó de rocha na agricultura brasileira
Autor(es): Moraes, Letícia Nunes de
Orientador(es): Ramos, Maria Lucrécia Gerosa
Assunto: Agrominerais
Solos - análise
Rochagem
Data de apresentação: 2021
Data de publicação: 26-Mai-2022
Referência: MORAES, Letícia Nunes de. Uso de pó de rocha na agricultura brasileira. 2021. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Agronomia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Devido a fatores econômicos e, principalmente, ambientais tornou-se necessária a busca por formas alternativas de fornecer nutrientes e equilíbrio para o sistema solo-planta.Por isso vem se discutindo o uso da rocha gemem forma de pó de rocha na agricultura como forma de fornecer aumento da capacidade de retenção de carbono no solo, melhoria da capacidade de troca catiônica (CTC),capacidade de retenção de água (CRA), além de fornecer nutrientes que contribuem para fertilização do solo. O termo rochagem designa a aplicação direta de rochas moídas ou contendo finos naturais, utilizados na agricultura como forma de complementar a fertilização do solo. A disponibilidade de nutrientes pelas rochas moídas é considerada baixa e insuficiente para atender a demanda pelas culturas para a obtenção de altas produtividades. Para contornar essa limitação, o desenvolvimento de estratégias de melhoria da disponibilidade dos nutrientes presentes no pó de rocha se faz necessário, afim de consolidar seu uso como fonte alternativa aos fertilizantes convencionais. Dentre essas estratégias que vem sendo adotada para aumento da disponibilidade de nutrientes está o uso dos mecanismos dos microrganismos solubilizadores de nutrientes, que através da liberação de ácidos orgânicos serão cruciais para aprimorar a eficiência e acelerar a disponibilidade de nutrientes contidos nas rochas. O uso de remineralizadores, complementar à aplicação de fertilizantes convencionais nos solos brasileiros, é um recurso com valor agregado baixo o que pode ser utilizado tanto na agricultura familiar como por produtores que utilizam agricultura tecnificada, pois é uma prática fundamental para o desenvolvimento de um sistema agrícola sustentável que poderá diminuir a dependência de importação de fertilizantes. A rochagem tem como vantagem o fornecimento de vários nutrientes simultaneamente, devido à composição dos agrominerais e sua disponibilidade gradual de nutrientes. Os agronominerais são produtos da indústria extrativa mineral que podem fornecer elementos químicos para a indústria de fertilizantes ou para utilização direta na agricultura. As avaliações dos efeitos da rochagem na fertilidade do solo e nutrição mineral das culturas devem ser avaliadas por um período mais longo (1 a10 anos)que fertilizantes convencionais devido à sua solubilização lenta. Pesquisas vem demonstrando como principais resultados a redução da acidez ativa, aumento nos teores de cátions e aumento da disponibilidade de fosforo, potássio e enxofre para as plantas. Com isso, o objetivo desse trabalho foi realizar uma revisão bibliográfica atualizadas sobre as pesquisas que vêm sendo realizadas, além do potencial do uso de rochas moídas como fontes de nutrientes para plantas e remineralização dos solos.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Agronomia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.