Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/30686
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_JonasPeresCarvalho_tcc.pdf354,02 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Propagação assexuada de genótipos de manjericão
Autor(es): Carvalho, Jonas Peres
Orientador(es): Vilela, Michelle Souza
Assunto: Manjericão - cultivo
Estaquia (Agricultura)
Mudas
Data de apresentação: 12-Nov-2021
Data de publicação: 20-Mai-2022
Referência: CARVALHO, Jonas Peres. Propagação assexuada de genótipos de manjericão. 2021. 31 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Agronomia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: O manjericão é uma cultura cultivada em todos os continentes do mundo e apresenta grande potencial medicinal, aromático, condimentar e ornamental. Para o melhor desempenho da cultura em campo, técnicas de propagação apresentam importância , principalmente no desenvolvimento de novas cultivares de manjericão em programas de melhoramento genéticodacultura.Dessaforma,opresentetrabalhoapresentouoobjetivodeverificarodesenvolvimentoda propagação de estacas de genótipos de manjericão em meio aquoso cultivados no Distrito Federal. Para isso foi realizado um experimento de blocos casualizados com 14 tratamentos (genótipos) e duas repetições. O experimento foi desenvolvido a partir de plantas do campo experimental de melhoramento genético de manjericão da FAV/UnB na Fazenda Água Limpa. Estacas de 15 centímetros, com a presença de folhas cortadas ao meio na parte superior das estacas, foram inseridas em recipientes de plástico, contendo água potável, e avaliadas após 20 dias para as características de porcentagem de enraizamento e número de raízes. Os dados avaliados nos 14 genótipos de manjericão apresentaram diferenças estatísticas nas características avaliadas. A porcentagem de enraizamento apresentou valores médios variando de 9,09% (Trat 6) a 71,43% (Trat 4). A característica número de raízes apresentou variação de valores médios de 1,0 a 14 raízes dentre os genótipos estudados. Considerando as duas características avaliadas, os genótipos Trat 3, Trat 4 e Trat 5 apresentaram melhor desempenho de propagação por estaquia, em meio aquoso, dentre os demais.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Agronomia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.