Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/30654
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_VivianeDeSouzaOliveira_tcc.pdf1,35 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorDias, Paula Maria Cobucci Ribeiro-
dc.contributor.authorOliveira, Viviane de Souza-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Viviane de Souza. Alfabetização e letramento: os desafios encontrados na prática docente frente ao ensino remoto. 2022. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2022.pt_BR
dc.description.abstractO estudo em questão destaca os desafios encontrados na prática durante o período emergencial das aulas remotas, essas que foram causadas pela pandemia do novo Covid-19. Nesse sentido, o objetivo geral do estudo foi analisar os desafios encontrados no processo de alfabetização e letramento durante o período do ensino remoto. Além disso, a pesquisa pretende responder as seguintes perguntas: O que é o ensino remoto? Por que ele aconteceu? Como foi? Quanto tempo durou? Quais foram os principais desafios encontrados pelos docentes no processo de alfabetização e letramento durante o ensino remoto? Para isso, a metodologia utilizada foi de cunho qualitativo, com embasamento teórico-bibliográfico e com a realização de um estudo de caso. Sendo assim, foi aplicado um questionário com questões abertas a duas professoras, sendo uma da rede privada e outra da rede pública de ensino, ambas do Distrito Federal. Com base nessa pesquisa, foi possível compreender que a mudança repentina das aulas remotas afetou a todos os envolvidos, de diferentes formas, e que todos enfrentaram desafios nesse processo de adaptação. Os protocolos de segurança que precisavam ser cumpridos, o distanciamento social e afetivo, as barreiras que a pandemia trouxe ao curso do ensino e aprendizagem foram alguns dos desafios que surpreenderam tanto os professores, quanto os alunos e suas respectivas famílias.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEnsino remotopt_BR
dc.subject.keywordAlfabetizaçãopt_BR
dc.subject.keywordLetramentopt_BR
dc.subject.keywordPandemiapt_BR
dc.titleAlfabetização e letramento : os desafios encontrados na prática docente frente ao ensino remotopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2022-05-16T15:29:30Z-
dc.date.available2022-05-16T15:29:30Z-
dc.date.submitted2022-02-08-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/30654-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The study in question highlights the challenges encountered in practice during the emergency period of remote classes, which were caused by the new Covid-19 pandemic. In this sense, the general objective of the study was to analyze the challenges encountered in the literacy process during the period of remote teaching. In addition, the research intends to answer the following questions: What is remote teaching? Why did it happen? How it was? How long did it last? What were the main challenges faced by teachers in the literacy and literacy process during remote teaching? For this, the methodology used was of a qualitative nature, with a theoretical-bibliographic basis and with the realization of a case study. Therefore, a questionnaire was applied to two teachers, one from aprivate school and the other from apublic education, bothof the Federal District. Based on this research, it was possible to understand that the sudden change in remote classes affected everyone involved, in different ways, andthat everyone faced challenges in this adaptation process. The safety protocols that needed to be complied with, the social and affective distance, the barriers that the pandemic brought to the course of teaching and learning were some of the challenges that surprised both teachers, students and their respective families.pt_BR
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.